Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Empresas

Energia Renovável: Nasce uma potência

CPFL Energia S.A. e a ERSA Energias Renováveis S.A. anunciaram a criação de usinas termelétricas a biomassa e parques eólicos. Companhia já nasce como a maior empresa da América Latina no segmento de geração de energia renovável.

A CPFL Energia S.A. e a ERSA Energias Renováveis S.A. anunciaram ontem a criação da CPFL Energias Renováveis S.A., a partir da associação dos ativos e projetos das duas empresas em PCHs, parques eólicos e usinas termelétricas a biomassa.

A nova companhia já nasce como a maior empresa da América Latina no segmento de geração de energia por meio de fontes renováveis, com 1.417 MW de potência em operação e construção, além de 3.037 MW em preparação para construção e desenvolvimento (incluindo os empreendimentos da Jantus SL – SIIF Énergies Brasil, cuja aquisição ainda está sujeita às aprovações prévias regulamentares).

“Nossa meta é manter o mesmo ritmo de crescimento que as companhias já vinham realizando individualmente”, afirma o presidente da companhia, Miguel Saad. A criação da CPFL Renováveis, anunciada em abril, recebeu em menos de cinco meses todas as anuências necessárias e foi aprovada em assembléia de acionistas realizada ontem pela manhã.

A CPFL Energia S.A., através da CPFL Comercialização Brasil S.A. e da CPFL Geração S.A. será a acionista majoritária da nova empresa. No primeiro momento, deterá uma participação societária de 54,5%. Após a integração ao portfólio da CPFL Renováveis dos empreendimentos da Jantus SL, a CPFL Energia terá uma participação de até 63,6% no capital da nova empresa, enquanto os sócios da ERSA deterão 36,4%.