Fonte CEPEA

Ver cotações

Energia Solar

Energia limpa: cresce número de usinas solares no Brasil

O setor nacional de produção de energia fotovoltaica está em expansão

Energia limpa: cresce número de usinas solares no Brasil

A Valmont Solar ™ Solutions, empresa com tecnologia 100% brasileira integrante do grupo Valmont, comemora o marco de 500 usinas conectadas, abrindo novos horizontes para produtores de todo o país, em um momento em que a marca dá os primeiros passos da sua expansão internacional.

A conquista das 500 usinas instaladas significa que, em nível nacional, a Valmont Solar ™ Solutions se aproxima de uma potência total instalada de 43 MWp – um valor expressivo, de acordo com o diretor de operações da empresa, Fábio Augusto Bonfante Mucin. “As 500 usinas são uma conquista emblemática para nós, não só pelo número de unidades instaladas, mas pela quantidade de energia produzida no total, que é bastante impressionante, considerando que a maioria é composta por usinas de pequena escala”, comenta.

As usinas da Valmont Solar ™ Solutions cobrem uma grande extensão de Norte a Sul do Brasil. Em 2018, as maiores usinas em energia distribuída nos Estados de Santa Catarina, São Paulo, Paraíba, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul eram da empresa.

Além de registrar um aumento exponencial na capacidade de distribuição de energia para clientes Brasil afora, a marca também destaca os benefícios da produção de energia fotovoltaica no que diz respeito à sustentabilidade.

O presidente da Valmont Solar ™ Solutions, Fábio Yanagui, destaca que as responsabilidades social, ambiental e econômica são partes essenciais do trabalho desenvolvido pela empresa. “O grande benefício da instalação destas 500 usinas é a questão da sustentabilidade, somada à importância social: economiza-se água nas barragens e hidrelétricas e, ao mesmo tempo, o produtor deixa de gastar com a conta de luz e faz o uso do recurso financeiro em outras demandas”, enfatiza.

A estimativa é que as 500 usinas respondam por uma produção anual de 59.721.208 kWh, segundo conta Fábio Mucin. “Levando em consideração essa produção de energia de forma limpa e sustentável, calculamos que, todos os anos, 24.728.678 kg de dióxido de carbono deixam de ser emitidos – quase 25 mil toneladas – o que equivale a 2.455.909 árvores que deixam de ser derrubadas”, revela.

Em um prazo de 25 anos, isso significa que 553.922.572 kg (mais de 550 mil toneladas) de CO2 serão evitados, representando mais de 55 milhões de árvores poupadas. No mesmo período, as usinas produzirão em torno de 1,338 bilhão de kWh de energia.

Segundo o presidente Yanagui, os olhos da empresa voltam-se, agora para o futuro. “Somos uma empresa líder no mercado no segmento em que atuamos e estas usinas são estruturas de grande potência. Trata-se de um mercado de crescimento muito expressivo, cerca de 40 a 50% ao ano. Por isso, contamos com boas perspectivas de mercado para os próximos 25 anos”, comenta.

Inovação, confiabilidade e expansão

Ainda de acordo com Fábio Mucin, a Valmont Solar ™ Solutions já começou a trabalhar em prol da expansão internacional da empresa. “Estamos presentes em 16 países e já contamos com projetos comerciais no Uruguai, Espanha e Sudão, incluindo a distribuição de pivôs de irrigação Valley ™ 100% movidos a energia solar”, revela.
O diretor comercial da empresa, Rui Saturnino Ruas, enfatiza que o crescimento da marca revela uma maior confiança do público em relação à energia solar, à medida que os benefícios dessa modalidade se destacam face às formas convencionais de captação de energia elétrica.

“No início, muitos produtores tinham dúvidas, mas o processo está mais maduro. Hoje, a energia solar é conhecida como um investimento seguro e consolidado como algo que funciona e que realmente gera energia para quem produz”, diz. Rui descreve que o despontar da produção de energia solar contribui para a descentralização do setor que, até então, se encontrava concentrado nas mãos de poucas grandes empresas. “A energia solar permite que cada cidadão se torne produtor da sua própria energia, e oferece uma real possibilidade de se economizar, já que se evitam muitos intermediários, tributos, taxas, etc. A acessibilidade também é um ponto-chave”, considera.

As soluções em produção de energia solar viabilizam a instalação de fazendas em locais antes considerados inacessíveis. “Recentemente, instalamos um pivô movido a energia solar em um local onde a rede de energia elétrica estava prevista para chegar somente em 2024! A conquista das 500 unidades significa que cada vez mais produtores terão acesso a uma fonte de energia renovável, limpa e de muita produtividade”, explica.

Com centenas de usinas instaladas no Brasil, a Valmont Solar ™ Solutions está na vanguarda de um setor que não para de crescer. Segundo o Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE 2019-2029) do Ministério de Minas e Energia (MME), a capacidade produtiva das usinas fotovoltaicas no país será quatro vezes maior em um prazo de até 10 anos.