Energia de biomassa com benefício fiscal
Referência na geração de energia a partir de biomassa, a ERB - Energias Renováveis do Brasil, acaba de ter seu projeto UTE ERB Candeias habilitado ao REIDI (Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento de Infraestrutura).
O projeto está localizado no complexo industrial de Aratu (Candeias-Bahia), onde fica a maior instalação da Dow Brasil e consiste no fornecimento de vapor industrial para a petroquímica e eletricidade para a rede. A ERB é responsável pelo investimento, instalação e operação da planta de cogeração de energia a partir de eucalipto de reflorestamento.
O objetivo da Dow é substituir 200 mil m3 de gás natural por dia, reduzindo as emissões de CO2 da planta em 180 mil toneladas por ano. O benefício conquistado pela ERB prevê a suspensão de alguns tributos federais pelo período de cinco anos, contado da data de habilitação do titular do projeto de infraestrutura. A habilitação ao benefício se deu por meio do Ato Declaratório Executivo nº. 20, de 15 de agosto de 2011, da Receita Federal.
A partir de agora o projeto fica isento da contribuição ao PIS/PASEP (Programa de Integração Social) e da COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) na compra de bens e serviços, como aquisição de máquinas e equipamentos.
O benefício também se aplica ao aluguel de maquinário necessário para a implantação do projeto. Criado em 2007 por meio da Lei 11.478, o REIDI visa incentivar os investimentos em infraestrutura no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) por meio da redução de custos.
Assuntos do Momento

Petrobras faz avaliação ambiental na Bacia de Campos para parque eólico offshore
O projeto em avaliação consiste em parque com capacidade de geração de 4 gigawatts (GW)
Produção de energia eólica offshore tem potencial de US$ 200 bilhões
“Seremos país exportador de energia e de combustíveis”, disse Joaquim Leite, ministro do Meio Ambiente

Brasil atinge 1 milhão de usinas solares em telhados de casas, empresas, indústrias e terrenos
O levantamento, realizado pelo Meu Financiamento Solar, com base em dados da ANEEL, revela que 77,7% das placas fotovoltaicas estão instaladas em residências, 12,3% em comércios e 7,7% no setor rural

Energia solar global dobra em três anos
A fonte solar acaba de ultrapassar a marca de 1 terawatt (TW) de potência instalada e pode dobrar em quatro anos

Energia renovável precisa crescer 52% no Brasil, diz relatório da CDP América Latina
Maior participação na matriz energética ajudaria a evitar 21 bilhões de toneladas de gás carbônico na atmosfera até 2050

Veja o ranking do estados com maior potência de energia solar
Minas Gerais lidera; São Paulo e Rio Grande do Sul completam o top 3