Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado

Encarecimento da energia deve impulsionar investimentos em sistemas fotovoltaicos

Segundo o presidente da Absolar, Ronaldo Koloszuk, muitos integradores do setor já relatam aumento nas vendas nas últimas semanas

Encarecimento da energia deve impulsionar investimentos em sistemas fotovoltaicos

O cenário de encarecimento da tarifa de energia no Brasil diante dos impactos da pandemia de COVID-19 deve impulsionar os investimentos em sistemas de fotovoltaicos no país, avalia o presidente do conselho da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), Ronaldo Koloszuk. Ele afirma que integradores já relatam aumento nas vendas nas últimas semanas.

“A energia já é muito cara no Brasil. Agora, teremos os impactos da Conta-COVID, do dólar e do aumento do consumo nas residências, em função da quarentena. Isso cria uma tendência de aumento na tarifa nos próximos meses. Entendemos que isso irá criar um aumento da procura por sistemas fotovoltaicos para derrubar o valor dessa conta”, declarou o dirigente, durante transmissão ao vivo promovida pela Energy Tech. 

Ele ressaltou que a pandemia atrapalhou o setor, principalmente no que se refere a atividade de instaladores. “Algumas regiões tiveram muitos problemas, inclusive com distribuidoras impedindo a continuidade de processos de geração distribuída de sistemas já instalados. Mas a sensação é que o pior já ficou para trás e há relatos de aumento de 30% nas vendas nos últimos dez dias.”

 Koloszuk aponta outro fator de atratividade para a geração solar distribuída é a estabilidade dada ao consumidor. “Quem tem o sistema deixa de se preocupar com bandeira verde, amarela ou vermelha. O consumidor sabe quanto vai pagar todo o mês, ele fez um hedge na conta de energia por anos.”

O diretor da Energy Tech, Lucas Marques, revelou que a empresa percebeu que a pandemia causou um impacto na segurança dos investidores no primeiro mês, mas que o mercado caminha para uma normalidade. “Notamos essa tendência de segurar a decisão, diante das incertezas causadas pela crise. Depois, os investidores começaram a ver que a energia solar é uma excelente solução para um momento como esse, permitindo diminuir um custo por trinta anos.”

“Além disso, com home office e ensino a distância, as pessoas passaram ficar mais em casa e muitas empresas planejam manter essas práticas após a pandemia. Isso causa um aumento do consumo residencial. Quem já pensava em instalar um sistema fotovoltaico, agora vai dar ainda mais importância. Nosso último mês foi praticamente normal em nível de vendas”, completou o executivo.