AveSui2021
Biometano

Empresas firmam parcerias para expandir o mercado de biometano em SP

Iniciativa visa conectar as usinas a dutos para distribuição do produto

Jornal Cana
03-Dez-2020 08:48 - Atualizado em 03/12/2020 09:09

GasBrasiliano e a ZEG Biogás firmaram parceria com o objetivo de desenvolver estudos de Pesquisa & Desenvolvimento para viabilizar a conexão ao gasoduto das principais agroindústrias, principalmente usinas de açúcar etanol, com alto potencial de produção de biometano.

A parceria também buscará fomentar novos usos do biometano e gás natural na própria agroindústria produtora, como a substituição do diesel em frotas e maquinários agrícolas, para elevar a competitividade e otimizar a pegada de carbono. “O país já é reconhecido por possuir um dos setores agrícolas mais competitivos do mundo e temos certeza que ajudaremos a ampliar ainda mais essa vantagem, fomentando a economia circular”, diz Daniel Rossi, Sócio e CEO da ZEG.

“Vimos nesta parceria a oportunidade de ampliar a rede de gasodutos da GasBrasiliano, fomentar a substituição do diesel nas usinas, viabilizar a produção do biometano e ainda oferecer uma alternativa de energia limpa aos nossos consumidores” afirma Alex Gasparetto, diretor presidente da GasBrasiliano.

“Estamos localizados em uma região que reúne cerca de 140 usinas de açúcar e etanol, uma privilegiada condição para o desenvolvimento deste mercado. Recentemente conectamos a primeira usina de açúcar e etanol do Brasil à rede de distribuição de gás natural, a usina Santa Cruz, unidade da São Martinho localizada em Américo Brasiliense (SP), sendo este um marco histórico no setor sucroenergético e na indústria do gás. E pretendemos viabilizar a conexão de muitas outras”, complementa Gasparetto.

AveSui2021_dentro

“Para a ZEG Biogás, a destinação desses volumes de biometano a serem produzidos em vários pontos do Estado e distribuídos também através do gasoduto da GasBrasiliano propicia segurança de fornecimento aos clientes, integridade nos processos e a possibilidade de acelerar o mercado livre de gás no país”, afirma Rossi.

Biodiesel de papelão: nova aposta tecnológica promete mais produção e menos poluição
Inovação

Segundo os criadores, com a nova abordagem, é possível dobrar a produção e reduzir impactos ambientais

Cerveja Heineken® anuncia novo ingrediente: energia verde.
11 de Janeiro de 2021

Cerveja Heineken® anuncia novo ingrediente: energia verde.

Em 2023, o Grupo HEINEKEN no Brasil tem o compromisso de operar em todas as cervejarias do país com energia 100% renovável.

AveSui2021_dentro
Gabinete aprova pacto entre Índia e Brasil para cooperação em bioenergia
Cooperação

Gabinete aprova pacto entre Índia e Brasil para cooperação em bioenergia

Atualmente, Brasil é o segundo maior produtor e consumidor mundial de biocombustíveis e biocombustíveis

Nordex fecha venda de turbinas para parque eólico da Statkraft no Brasil
Energia eólica

Nordex fecha venda de turbinas para parque eólico da Statkraft no Brasil

A Nordex disse que o negócio fechado junto à Statkraft envolverá turbinas eólicas de seu modelo N163/5.X que somarão capacidade total de 518,7 megawatts.

Avança a cooperação técnica entre a Castrolanda e as Nações Unidas
Energia limpa

Avança a cooperação técnica entre a Castrolanda e as Nações Unidas

Cooperativa, através do Setor de Energia, tem buscado alternativas sustentáveis com relação ao desenvolvimento do biogás em suas regiões de atuação.

Siemens Gamesa e Siemens Energy inauguram uma nova era de produção offshore de hidrogênio verde
Hidrogênio Verde

Iniciativa representa um passo importante para desenvolver um sistema em escala industrial capaz de produzir hidrogênio verde a partir de ventos offshore