Sustentabilidade

Empresas assinam acordo de desenvolvimento para transformar CO2 em excesso em metanol

Novo processo, economicamente viável, de unidades de produção descentralizadas e de pequena escala, permite a transformação em energia química armazenável

Ascom
04-Out-2017 13:30

A BASF e a bse Engineering celebraram um acordo exclusivo de desenvolvimento conjunto para que a BASF forneça catalisadores, feitos sob medida, para um novo processo de armazenamento de energia química. Este processo, economicamente viável, permitirá a transformação da corrente em excesso e do CO2 off gas em metanol para armazenamento de energia química em unidades de produção de pequena escala descentralizadas.

A geração de corrente a partir de fontes de energia renovável, como usinas eólicas ou de energia solar, gera uma sobrecorrente em períodos que os clientes não necessitam. Normalmente, é difícil conseguir utilizar a corrente em excesso no momento em que ela é gerada. Seu uso efetivo é essencial para que a produção de energia a partir de fontes renováveis seja economicamente viável.

Algumas plantas de produção industrial, como metalúrgicas, incineradoras ou usinas a carvão, geram CO2. A redução deste gás, promotor do efeito estufa, é um dos principais objetivos definidos no Acordo de Paris sobre Mudança do Clima de 2015.

O novo processo, desenvolvido pela bse Engineering, permite o uso sustentável da sobrecorrente e do CO2, por meio de unidades de pequena escala, descentralizadas, construídas nos locais onde os dois componentes são gerados, ou seja, perto de centrais elétricas que usam fontes renováveis de energia e grandes fábricas industriais que produzem CO2. A corrente em excesso será usada para produzir hidrogênio por meio de eletrólise descontínua. Em um segundo passo, acontece a produção do metanol, a partir do CO2 e do hidrogênio, o que valoriza a corrente em excesso e o CO2 da corrente off gas.

No segundo processo, os catalisadores da BASF serão usados para a síntese de metanol. Os catalisadores foram calibrados e adaptados para este processo específico, para uma produção mais eficiente de metanol.  O metanol é um dos produtos químicos básicos mais importantes usados em diversas aplicações industriais. Por exemplo, em alguns países ele é misturado ao diesel ou à gasolina.

“Estamos felizes por participar deste empolgante empreendimento, contribuindo de maneira relevante para uma solução concreta utilizando a sobrecorrente e CO2 como matérias-primas”, afirma Adrian Steinmetz, vice-presidente de Catalisadores Químicos da BASF. “Aproveitaremos nosso know-how e expertise sobre catalisadores para desenvolver uma resposta sustentável utilizando novas fontes de energia e CO2 como material”.

“A cooperação entre a BASF e a bse Engineering é outro exemplo de nossa colaboração frutífera com empresas de engenharia e manufaturas. Assim, contribuímos com nosso know-how único, como líder mundial na produção de catalisadores, para facilitar os novos processos e as tecnologias inovadoras de amanhã”, considera Detlef Ruff, vice-presidente sênior de Catalisadores de Processo da BASF.

“Depois de passar quatro anos desenvolvendo o conceito global do processo, estamos prontos para entrar na fase de licenciamento e logo começaremos a construção das primeiras usinas”, afirma Christian Schweitzer, diretor executivo da Bse Engineering. “A implantação desse processo tem a garantia de marcas líderes internacionais das respectivas unidades de serviço e peças, por meio de um consórcio composto pela Aker Solutions ASA, Sulzer Chemtech AG, InfraServ GmbH & Co. Knapsack KG, sob a liderança da bse Engineering. Temos muito orgulho de trabalhar com uma empresa líder, experiente e inovadora como a BASF no aperfeiçoamento dos catalisadores de alta tecnologia, transformando nossa visão em realidade”.

Usina de biogás em Macaé transforma lixo em energia
30 de Junho de 2022
Energia Limpa

Usina de biogás em Macaé transforma lixo em energia