Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

P&D

Empresários alemães criam carro elétrico de baixo custo

Carro será construído de maneira responsável utilizando materiais sintéticos e reciclados sob uma estrutura de aço. O peso do veículo deverá ser 1/3 do peso de um carro comum com autonomia de bateria de 98 km.

Empresários alemães criam carro elétrico de baixo custo

Uma parceria entre a montadora alemã Opel e a agência de design Kiska permitirá a construção de carros elétricos com baixo custo de produção. O automóvel ecologicamente correto é denominado Rak E.

O modelo tem emissões zero de poluentes foi divulgado na última semana. Ele possui apenas dois lugares e mesmo que ainda seja um conceito, o carro já possui visual ousado e vanguardista.

O projeto adotou uma abordagem radicalmente nova. Por exemplo, tanto o interior quanto o exterior foram concebidos em um único processo, aplicando-se muitos anos de especialização da Kiska em design automotivo e de motos, engenharia e uso de materiais leves. O resultado foi uma abordagem interessante que quebra as barreiras entre o design de um carro e de uma motocicleta.

O formato e função do carro oferecem conforto e segurança além de garantir a agilidade em trânsito, semelhante a uma moto. O motor de 48 cavalos de potência é totalmente elétrico, e para completar a carga da bateria, basta carregá-lo por três horas. O veículo não deixa a desejar na potência e é capaz de atingir a velocidade máxima de 120 km/hora em menos de 13 segundos.

A ideia é construir de maneira responsável utilizando materiais sintéticos e reciclados sob uma estrutura de aço. O peso do veículo deverá ser 1/3 do peso de um carro comum com autonomia de bateria de 98 km.

A cobertura, que combina as funções de teto e para-brisa, oferece uma vista de 270 graus, sem pontos cegos. Para fácil entrada e saída, o volante automaticamente muda de posição quando a cobertura é aberta. Para os jovens condutores, o RAK pode ser configurado para operar em modo de baixa potência, com velocidade limitada a 45 km/h.

Na área onde o motorista e o co-piloto ficam acomodados foi instalado um cockpit. O visual do veículo também foi inspirado em aviões. O projeto mede 1,3 metros de largura, três de comprimento, 1,19 cm de altura e sua configuração garante melhor desempenho aerodinâmico e eficiência energética.

As rodas proeminentes do veículo possuem acesso facilitado, bem como a região do motor e suspensão. O projeto Rak E pretende dar informações ao motorista através de uma tela localizada no painel. Para dirigir, o piloto ainda fará o uso de volantes, ao contrário do que tem sido projetado em veículos deste gênero, que atualmente é desenvolvido para ser pilotado por joysticks. O carro elétrico futurista ainda não tem previsão de lançamento. Com informações do Car Design Community.