Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Biometano

Empresa paranaense é a maior produtora de biogás do Brasil

Em termos de potência, a Porto de Cima tem capacidade equivalente ao fornecimento de energia elétrica para atender uma população estimada de 1,4 milhões de habitantes.

Empresa paranaense é a maior produtora de biogás do Brasil

A Porto de Cima Concessões, subsidiária da JMalucelli, concluiu a aquisição das ações detidas pela empresa holandesa Arcadis NV, Líder Global em Design & Consultancy, com 3,5 bilhões de euros de receita bruta em 2019.
As ações são referentes a subsidiaria ALEN – Arcadis Logos Energia S/A, da gigante Holandesa. As empresas eram sócias e, com a aquisição, a Porto de Cima passa a ter o controle das operações.

Esta aquisição possibilita à JMalucelli ampliar a presença no setor de Gás Natural Renovável, passando a explorar Biogás em 6 aterros sanitários nos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo

Com isso, a empresa do Paraná se posiciona entre os 4 maiores produtores de gás “on shore” no Brasil e o maior produtor de Biogás do país.Em termos de potência, a Porto de Cima tem capacidade equivalente ao fornecimento de energia elétrica para atender uma população estimada de 1,4 milhões de habitantes.

O setor de Gás Natural Renovável (Biogás e Biometano) vem em franca expansão no país e com vantagens ambientais claras, entre elas 90% de redução de emissão de CO2 em relação ao gás natural de origem fóssil.

A captação do Biogás é feita por dutos. Na sequência são processados, e podem ser transformados diretamente em energia elétrica, ou tratados e vendidos como combustível renovável homologado pela Agência Nacional do Petróleo- ANP, chamado Biometano.

A Porto de Cima já fornece Biometano para grandes indústrias no Rio de Janeiro e também já possui parcerias para atender redes de postos de combustíveis no Estado, além de já fornecer energia elétrica limpa ao mercado.

No estado de São Paulo suas operações estão concentradas somente no processamento do biogás para geração de energia elétrica.