Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Matriz Energética

Empresa mineira fornece energia fotovoltaica para construtora de São Paulo

ForGreen Energia Renovável é responsável pela implantação de sistema de geração de energia fotovoltaica para seis empreendimentos da construtora Planeta

Empresa mineira fornece energia fotovoltaica para construtora de São Paulo

A ForGreen Energia, empresa mineira fundada em 2013 e que atua na geração de energia renovável, sobretudo a energia solar fotovoltaica, acaba de aportar em São Paulo. A empresa será responsável pela instalação de painéis fotovoltaicos nos empreendimentos da construtora Planeta, referência na construção de imóveis de alto padrão e pioneira em projetos sustentáveis na região de Sorocaba, quarta mais populosa do interior de São Paulo.

A ForGreen já entregou os projetos e em breve começará a instalação dos painéis capazes de converter a energia solar em elétrica para ser usada nas áreas comuns dos condomínios. O excedente será transmitido para a rede de distribuição da concessionária de energia local para compensação do consumo quando o sistema fotovoltaico não estiver produzindo.

“Além de contribuir com o meio ambiente, o sistema é uma garantia de economia para as pessoas por pelo menos 25 anos, que é o tempo mínimo de durabilidade do sistema”, afirma Antônio Terra, especialista em energia renovável e proprietário da ForGreen.

“Os brasileiros precisam conhecer e apostar na geração de energia fotovoltaica. Temos grande capacidade de geração, com boa irradiação solar. Além disso, essa modalidade de geração de energia é totalmente regulamentada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)”, completa Terra.

Produção própria de energia

De acordo com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), a energia solar representa menos de 0,01% da matriz energética brasileira, apesar de o país ter a maior incidência de irradiação solar do mundo. Em cima destes números, a expectativa da EPE é que até 2024, 700 mil consumidores residenciais e comerciais deverão ter painéis fotovoltaicos em seus telhados e até 2050, a energia solar deverá responder por 13% do abastecimento das residências do país.

A instalação de um sistema de geração particular de energia possibilita que o consumidor compartilhe o que produz com as grandes concessionárias, por meio do Sistema de Compensação de Energia. Dessa forma, a unidade geradora instalada em uma casa ou empresa, por exemplo, produz para o consumo e o que não for utilizado é repassado ao sistema da distribuidora. Isso se transforma em crédito, que será abatido das próximas contas do produtor.

“As grandes concessionárias estão incentivando a geração particular de energia em função do baixo custo, pois não é preciso investir, por exemplo, na construção de usinas e linhas de transmissão”, finaliza Antônio Terra.?