Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Inovação

Empresa faz parceria para desenvolver células solares bifaciais

Iniciativa desenvolveu células solares bifaciais industrializadas com uma eficiência média de conversão frontal de até 21,9%

Produtos bifaciais de silício monocristalino de alta eficiência tipo N da Jolywood (PRNewsfoto/Jolywood)
Produtos bifaciais de silício monocristalino de alta eficiência tipo N da Jolywood (PRNewsfoto/Jolywood)

A chinesa Jolywood, líder em pesquisa, desenvolvimento e produção em massa de células solares bifaciais do tipo N colaborou com o Imec, o centro de pesquisa e inovação líder mundial em nanoeletrônica, energia e tecnologia digital, no desenvolvimento de células solares bifaciais industrializadas com uma eficiência média de conversão frontal de até 21,9%. Como parte da colaboração, o Imec também mostrou células n-PERT monofaciais impressas em tela com a eficiência de conversão de até 22,8 por cento.

“A Jolywood está na vanguarda dos desenvolvimentos tecnológicos industriais do tipo n na indústria fotovoltaica, por isso estamos muito satisfeitos com a estreita colaboração com o Imec, a instituição líder no mundo em pesquisa fotovoltaica “, disse o Dr. Zhifeng Liu, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Jolywood. “E estamos muito satisfeitos com o excelente progresso no desenvolvimento das células solares n-PERT bifaciais de alta eficiência que resultaram da nossa colaboração. Com nossa forte capacidade de comercialização e experiência, estamos ansiosos para transferir as conquistas para a produção comercial”.

As novas células bifaciais desenvolvidas pelas duas empresas usam condutores de prata (Ag) impressos estreitos (~40 ?m) na parte frontal e condutores de alumínio (Al) impressos na parte traseira, sendo que este último faz o contato com o emissor. Usando Al em vez de AgAl para os contatos traseiros, o custo por célula é reduzido em US$ 0,01/Wp. Em um lote de células do tamanho M2 (área: 244,3 cm²), uma eficiência de conversão média de 21,9 por cento foi demonstrada, com a melhor célula chegando a 22,1 por cento. Usados em operações bifaciais sob condições de iluminação frontal padrão em conjunto com uma iluminação traseira adicional de 0,15, essas células podem atingir uma eficiência de 25 por cento.

 

Além disso, o Imec também fabrica células n-PERT monofaciais impressas em tela com eficiência de até 22,8 por cento, o que é um resultado de última geração para um processo de fabricação compatível com o setor.

Além disso, foi comprovado que o módulo fotovoltaico está em conformidade com os requisitos essenciais e recebeu um certificado da TÜV SÜD, a prestigiosa organização alemã de testes de produtos.

A Jolywood é líder mundial no desenvolvimento, produção e comercialização de células solares bifaciais tipo N monocristalinas de alta eficiência. A empresa é a fabricante número 1 de células bifaciais do tipo N do mundo e concentra-se em inovações tecnológicas de ponta para melhorar ainda mais a eficiência das células e reduzir o custo nivelado da eletricidade (LCOE). O Imec, por outro lado, é um centro internacional de pesquisa, desenvolvimento e inovação, atuando nos campos de nanoeletrônica e tecnologias digitais.