Empresa

Empresa dinamarquesa de energia eólica com operações no Brasil tem receita recorde no trimestre

Bom desempenho da companhia foi impulsionado por alto nível de encomenda para entregas futuras

Receita, rendimentos e fluxo de caixa livre da Vestas, empresa dinamarquesa de energia eólica com operações no Brasil, aumentaram no primeiro trimestre de 2017. A receita alcançou o valor recorde de 1,885 bilhões de euros – um aumento de 29% quando comparado a igual período anterior. A margem EBIT antes de itens especiais foi de 11,2%.

A entrada de pedidos segue estável, alcançando 2.049 MW no trimestre. Já as encomendas para entrega futura de aerogerador e serviços chegaram a 20 bilhões de euros, um nível alto, que representa aumento de 2 bilhões em relações ao mesmo trimestre do ano passado.

Estados Unidos, Alemanha e China foram os mercados que mais contribuíram com a entrada de pedidos no primeiro trimestre, representando mais de 70%. A Vestas também teve um bom desenvolvimento na Argentina, além do primeiro pedido na Índia após a abertura da fábrica de pás.

As entregas aumentaram, com as principais melhorias ocorrendo nos Estados Unidos, no Reino Unido e na Alemanha, junto com boa atividade no Uruguai, no México, na França e na Turquia, e desenvolvimento positivo na China e Índia. Outro destaque no trimestre foi a receita de serviços, 23% maior em comparação ao mesmo período no ano anterior.

“Estamos muito contentes com o nosso desempenho global. Nossas conquistas do primeiro trimestre se devem à dedicação dos funcionários nas fábricas, nos escritórios e no campo”, ressalta Anders Runevad, presidente do grupo. O executivo avalia que o mercado de energia eólica é dinâmico e exigente. “Procuramos agir de maneira ágil e inteligente – sempre mantendo nosso foco na segurança – para atender aos nossos clientes e acionistas”, complementa.