Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Intersolar 2018

Empresa apresenta serviços para mercado de energia solar

Tüv participa da Intersolar 2018 como líder mundial em verificação de projetos fotovoltaicos, com mais de 20GW inspecionados

????????????????????????????????????
????????????????????????????????????

Um dos maiores grupos mundiais de certificação, inspeção, treinamento e gerenciamento de projetos, a TÜV Rheinland Group, participa daIntersolar 2018, através de sua subsidiaria TÜV Rheinland do Brasil, apresentando seus serviços e toda experiência como líder mundial em todos os aspectos relacionados aos projetos fotovoltaicos. A TÜV Rheinland contabiliza mais de 20 GW inspecionados em plantas fotovoltaicas em todo o mundo, e 70% dos fabricantes mundiais de placas possuem produtos certificados pela empresa.

Com o propósito de proteger investimentos em sistemas fotovoltaicos, a TÜV Rheinland realiza uma ampla variedade de serviços em todas as etapas do projeto, que abrangem o desenvolvimento; a qualificação, inspeção e certificação dos equipamentos; e a avaliação do desempenho da planta solar instalada.

“Em todas as fases de instalação de uma planta fotovoltaica é possível verificar eventuais falhas do projeto e as expectativas de rendimento. O rendimento, no longo prazo, depende da qualidade dos serviços, do acompanhamento das etapas da obra e da instalação dos equipamentos. Neste sentido, somos um parceiro estratégico capaz de ajudar Financiadores, Desenvolvedores, Empreendedores, EPCistas e empresas de operação e manutenção a atender requisitos que garantam a segurança e a eficiência das plantas”, afirma o gerente da área de Energia Solar da TÜV Rheinland Brasil, Robynson Molinari.

Os serviços da empresa também compreendem a verificação do estado das placas FV após transporte no local de instalação, ensaios portáteis e treinamentos, além de inspeções de utilização e de manutenção das plantas. A atuação da TÜV Rheinland também cobre as iniciativas de GD (Geração Distribuída) desenvolvidas, principalmente, por agentes comerciais interessados em autoprodução de energia solar.

Em relação aos equipamentos, a TÜV Rheinland atesta a qualidade e a eficiência de módulos, inversores e baterias importados ou fabricados no Brasil, por meio de ensaios realizados em laboratórios da empresa localizados na Alemanha, China, Taiwan, Japão, Estados Unidos e Índia, atribuindo a marca TÜV Rheinland com base em normativas Internacionais e planos de acesso a mercados estratégicos (Brasil, Colômbia, Estados Unidos e União Europeia).

Os testes respeitam a portaria 004/2011 do Inmetro e são aceitos pelo instituto de metrologia brasileiro desde meados de 2015, quando houve o acordo de reconhecimento mútuo estabelecido entre a CGCRE/Inmetro (Coordenação Geral de Acreditação do Instituto) e organismos internacionais como IAAC (Interamerican Accreditation Cooperation), ILAC (International Laboratory Accreditation Co-Operation) e DAKKS (Organismo Nacional de Acreditação da Alemanha), que chancelam os laboratórios da TÜV Rheinland nestes países.

O Brasil é um dos países com grande potencial de expansão da energia solar, por conta da alta irradiação solar e dos custos da fonte, que já se encontram em patamares competitivos. Por isso, o mercado nacional é estratégico para a empresa, que anunciou recentemente parceira com a ABSolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), em prol do desenvolvimento da fonte no país.

Além do mercado fotovoltaico, a TÜV Rheinland ainda atua no segmento térmico, acreditada pelo Inmetro desde 2013 para testar e certificar componentes e sistemas térmicos solares.