Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Geral

Embrapa lança cartilhas que ensinam a formar e gerir coleções de microrganismos

Publicações apresentam as diretrizes e requisitos corporativos para adequação dessas coleções às normas de qualidade.

Embrapa lança cartilhas que ensinam a formar e gerir coleções de microrganismos

A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, unidade de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, localizada em Brasília, DF lançou duas cartilhas para auxiliar profissionais de outras unidades da Empresa, além de instituições de pesquisa e ensino públicas e privadas no Brasil a criar e gerir coleções de microrganismos, em consonância com as normas de qualidade, de forma a atender às exigências do mercado nacional e internacional. As publicações, que apresentam os requisitos corporativos de qualidade e as diretrizes de gestão para coleções de microrganismos, são resultado do projeto GESTCOL – Modelo Corporativo de Gestão para as Coleções de Microrganismos da Embrapa, liderado pela Unidade durante três anos, que procedeu o diagnóstico das 17 coleções microbianas mantidas pela Embrapa em todo o País.

As coleções de microrganismos representam um acervo biológico de enorme valor agregado, pois reúnem vírus, fungos e bactérias de funcionalidades diversas, com potencial de aplicação para vários setores da economia, como por exemplo, controle biológico de pragas, fertilidade do solo, agroenergia e sanidade animal e vegetal, entre outras.

Mas, para que essas coleções possam desempenhar efetivamente o seu papel como bancos de ativos biológicos à disposição da ciência e do setor produtivo, é fundamental que a conservação seja feita da forma adequada, em consonância com as normas de qualidade utilizadas pelo INMETRO e órgãos internacionais – ABNT ISO GUIA 34, ABNT NBR ISO/IEC 17025:2005 e OECD Best Practice Guidelines for Biological Resource Centres.

Por isso, a Embrapa decidiu investir na elaboração e distribuição das cartilhas às instituições interessadas. O objetivo é ajuda-las na organização e estruturação das coleções microbianas com base em um padrão de gestão calcado nas normas de qualidade nacionais e internacionais.
 
Benchmarking foi determinante para definição do modelo de gestão das coleções microbianas
           
A metodologia de Benchmarking, utilizada durante o desenvolvimento do Projeto GESTCOL foi fundamental para a definição das diretrizes de gestão e requisitos corporativos de qualidade apresentados pelas cartilhas. Essa metodologia prevê a melhoria do desempenho a partir da comparação com outros sistemas.

Para isso, foram realizadas visitas a instituições de pesquisa do Brasil e exterior que trabalham com coleções microbianas. No Brasil, foram visitadas as coleções da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) e da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), consideradas modelos nas áreas de saúde e meio ambiente, respectivamente.

No exterior, as visitas abrangeram as coleções de microrganismos de uma instituição da Holanda: Centraalbureau voor Schimmelcultures – CBS e três da França: Centre International de Resources Microbiennes (CIRM-INRA-Levures), Instituto Pasteur (Paris) e o Institut National de Recherche Agronomique (Inra), na cidade de Anger.

As visitas levaram em consideração questões importantes para a gestão de coleções microbianas, como por exemplo, sustentabilidade, pessoal, padrão de qualidade, manutenção e distribuição do material biológico, custos de manutenção, sistemas de certificação ou acreditação em Normas de qualidade, prestação de serviços, gestão da documentação e do biorrisco entre outros.

“Foram experiências extremamente enriquecedoras e que mostraram que a conservação de recursos genéticos microbianos feita pela Embrapa está no caminho certo em relação à gestão da qualidade, biorrisco, serviços etc.”, explica a pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia Clarissa Pires de Castro. 
 

Com as cartilhas, a Empresa objetiva passar esse conhecimento a outras instituições brasileiras interessadas em iniciar ou aprimorar seus bancos microbianos. Elas abordam conceitos fundamentais à manutenção de um acervo microbiológico e oferecem orientações para mapeamento dos processos de gestão, elaboração dos documentos básicos necessários, estratégias de sustentabilidade financeira e qualificação necessária dos recursos humanos, entre outras.

“A nossa expectativa é auxiliar as outras unidades da Embrapa e demais instituições interessadas na formação e manutenção de coleções com alto nível de excelência, que atendam a normas nacionais e internacionais e regulamentações de biossegurança, com acessibilidade e harmonização de procedimentos e processos”, finaliza a pesquisadora.
 
As cartilhas “Diretrizes de gestão para coleções de microrganismos da Embrapa” e “ Requisitos corporativos de qualidade para coleções de microrganismos da Embrapa” podem ser solicitadas pelo e-mail: [email protected].