Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Insumos

Embrapa desafia a produzir mais

RS lançou na última safra apenas 830 mil hectares de trigo com um produtividade de 2,7 mil quilos/ha, mas pode chegar facilmente a 1,5 milhão de ha.

Embrapa desafia a produzir mais

“O RS deve plantar mais trigo e chorar menos”. O desafio foi feito pelo diretor-geral da Embrapa Trigo, Sérgio Roberto Dotto, em palestra no Fórum do Trigo na Expodireto. Segundo Dotto, o RS lançou na última safra apenas 830 mil hectares de trigo com um produtividade de 2,7 mil quilos/ha, mas pode chegar facilmente a 1,5 milhão de ha.

Sérgio Dotto instigou a plateia a pensar em produzir trigo para exportação principalmente para a África. Disse que a qualidade do trigo produzida no Brasil é superior ao da Europa e da Rússia. Uma nova estratégia de desenvolvimento do setor será colocada em prática hoje. O BRDE, a Câmara Setorial do Trigo e o Sinditrigo realizam a primeira rodada internacional de negócios na Expodireto.

O diretor do BRDE, José Hermeto Hoffmann, explica que esse envolvimento é uma inovação para um sistema financeiro, mas é uma estratégia de governo incentivar o setor. “Quando tem frustração no verão tem que investir no inverno, mas a preocupação é como escoar a produção. Precisamos encontrar esse caminho.” Participam 11 cooperativas, quatro cerealistas, quatro moageiras e 11 países.