Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Bioenergia

Embrapa amplia sua capacidade na pesquisa sobre biogás

A Embrapa Suínos e Aves pesquisa a geração de biogás desde os anos 80.

A Embrapa Suínos e Aves, empresa de pesquisa agropecuária vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, será a responsável pela operação do primeiro Laboratório de Estudos em Biogás de Santa Catarina. A estrutura fará parte do Laboratório de Análises Físico-Químicas da Embrapa Suínos e Aves, localizada em Concórdia, no Oeste catarinense, e será oficialmente inaugurada hoje, 27 de maio, às 17h, com a presença do governador do Estado, João Raimundo Colombo.

O Laboratório de Estudos em Biogás é resultado de um convênio com a SCGÁS (Companhia de Gás de Santa Catarina), que auxiliou com recursos financeiros, a DBFZ (Centro Alemão de Pesquisa em Biomassa) e GIZ (Sociedade Alemã de Cooperação Internacional), que forneceram tecnologia e treinamento para os técnicos da Embrapa Suínos e Aves na cidade alemã de Leipzig. O projeto também teve o apoio da BGT Energie, empresa que desenvolve projetos de usinas de gás e energia.

A Embrapa Suínos e Aves pesquisa a geração de biogás desde os anos 80. A partir do ano 2000, essa alternativa de tratamento dos resíduos da produção agrícola voltou a ser procurada especialmente por suinocultores e, desde então, a Embrapa desenvolveu várias pesquisas sobre o tema. Agora, ganhará mais condições para realizar análises físico-químicas de resíduos orgânicos (incluindo os de suínos), avaliando assim a qualidade e o potencial de geração de biogás resultante da decomposição anaeróbia destes substratos.

A expectativa é de que a Embrapa Suínos e Aves tenha, a partir de agora, ainda mais capacidade para fazer parte de iniciativas que pretendem explorar a geração de biogás a partir do aproveitamento de resíduos. “Vamos colocar o laboratório à disposição de órgãos públicos e empresas privadas que pretendem desenvolver ações neste sentido. Nossa intenção é assinar acordos de cooperação técnica que nos permitam avançar em nossas pesquisas e, ao mesmo tempo, oferecer serviços importantes às cadeias produtivas com as quais atuamos”, disse o chefe geral da Embrapa Suínos e Aves, Dirceu Talamini.