Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Entidades

Embrapa Agroenergia e Embrapa Agroindústria Tropical definem atuação conjunta

Segmentos discutiram uma agenda de cooperação em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação para temas prioritários e estratégicos para as duas unidades.

Durante dois dias, pesquisadores da Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza/CE) e da Embrapa Agroenergia (Brasília/DF) discutiram uma agenda de cooperação em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação para temas prioritários e estratégicos para as duas unidades. Os participantes apresentaram linhas de pesquisa em que atuam, na quinta-feira (26/04). Na sexta-feira (27), foi realizada a discussão de uma agenda de interesse das unidades. Durante os trabalhos, as equipes visitaram as instalações e conheceram os novos laboratórios da Embrapa Agroindústria Tropical: Química de Produtos Naturais e Tecnologia da Biomassa.

Para o chefe-geral da Embrapa Agroindústria Tropical, Vitor Hugo de Oliveira, a aproximação das equipes visa potencializar a missão das duas unidades, promovendo melhor aproveitamento da capacidade analítica e da infraestrutura em temas comuns. Como desdobramentos dessa aproximação deve ser intensificada a parceria em projetos conjuntos.

O chefe-geral da Embrapa Agroenergia, Manoel Teixeira Souza Júnior, diz que a aproximação das duas unidades é oportuna porque elas lideram o processo de construção de uma agenda estratégica na linha de Química Verde e de aproveitamento de coprodutos e resíduos dentro da lógica de biorrefinaria para a produção de biomateriais e de químicos. “A Embrapa precisa fortalecer ações nessa linha e as duas unidades reúnem hoje equipes e infraestruturas físicas que as habilitam para liderar esse processo”, afirmou. Manoel Souza completou que o desafio, a partir de agora, é construir uma estratégia conjunta de promoção do tema, levantamento e priorização das demandas e construção de propostas conjuntas.

O pesquisador da Embrapa Agroenergia, Alexandre Cardoso, disse que o tema bioprodutos oferece uma série de interfaces de atuação conjunta para as duas unidades, sobretudo com relação aos processos envolvidos na obtenção dos mesmos. Para Cardoso, a reunião ofereceu uma troca importante não só em temas para trabalhos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, mas também com relação a desenvolvimento institucional. “A Embrapa Agroenergia vai fazer seis anos no dia 24 de maio e a Embrapa Agroindústria Tropical completou 25 anos. Existe uma série de preocupações de desenvolvimento institucional comum às duas Unidades”, concluiu o pesquisador.