AveSui

Embaixador dos EUA diz que Brasil pode virar 'herói ambiental'

Todd Chapman fala em ‘tempo de adaptação’ após mudança para o governo de Joe Biden; representante vai se aposentar na próxima semana após 12 anos no país ‘Pátria amada’

Redação com informações de Jovem Pan News
23-Jul-2021 14:54

O embaixador dos Estados Unidos, Todd Chapman, vai se aposentar na próxima semana após 12 anos como representante norte-americano em solo brasileiro. Entre mudanças de governo, discussões ambientais e perspectivas para a relação entre os países, ele considera que o caminho é positivo.

“O povo americano sempre tem uma grande admiração pela cultura, história e especialmente pelo povo brasileiro. A relação entre os povos está forte. Quando tem mudanças de poder lá ou aqui precisa de um tempo de adaptação. E nesse tempo que Joe Biden é presidente houve um período de adaptação e está indo muito bem”, opinou o embaixador durante entrevista ao Jornal da Manhã, da Jovem Pan, nesta sexta-feira, 23.

Sobre as possíveis tensões e divergências ambientais existentes entre ambos países, Chapman reconheceu que os assuntos relacionados ao meio ambiente ganharam prioridade após Biden assumir o poder.

“Nós temos um grande interesse, como as autoridades brasileiras, na conservação da Amazônia e também de outros temas relacionados ao meio ambiente. […] Todos queremos ver melhoria no desmatamento ilegal na parte dos governos. É importante também que os governos estaduais e as empresas [se envolvam no assunto]. Todos têm um papel bastante forte para parar com essa atividade ilegal. Queremos continuar [as conversas] para que o Brasil seja visto como um herói ambiental”, pontuou o embaixador.

Ao ser questionado sobre as tensões políticas brasileiras, o norte-americano afirmou que, na visão dele, as discussões fazem parte da democracia e mostram que as pessoas estão interessadas. “Importante é que as instituições continuem fortes, elas servem para guiar uma nação durante tempos em que há visões diferentes”, afirmou Todd Chapman que vai sair com “muito amor” pelo Brasil.

“Vou sair do Brasil, mas no Brasil nunca sai de mim. A gente se vê, sempre estarei voltando nessa pátria amada”, finalizou.

Maior produtor do país na área, RN vai estocar energia eólica
Bioenergia

Maior produtor do país na área, RN vai estocar energia eólica

Empresa EV Brasil assinou protocolo com governo do estado para instalar primeiro projeto do tipo no país, nesta terça-feira (21). Investimento inicial é de R$ 12,5 milhões.

Na ONU, Bolsonaro destaca compromisso com transição energética e matriz brasileira
Compromisso

Presidente citou compromisso com dois pactos, um para reduzir emissões de carbono e outro para financiar o setor de hidrogênio, e disse que país é destaque na implementação de soluções energéticas sustentáveis

Alta do gás pode abalar transição verde na UE
23 de Setembro de 2021
Meio Ambiente

Alta do gás pode abalar transição verde na UE

Há o temor de que a crise energética tenha impacto sobre a crença no investimento em fontes mais limpas

Água da louça para regar plantação: ciência dá alternativas para agricultura sobreviver com seca e crise hídrica
Alternativa

Bioágua é feita a partir da filtragem das chamadas águas cinzas. Combinação entre diferentes fontes é a solução para pesquisadores, que também apostam no uso da água subterrânea.

BRF conquista certificado de Zero Waste para fábrica de perus na Turquia
Certificado

BRF conquista certificado de Zero Waste para fábrica de perus na Turquia

Documento atesta conformidade da Companhia ao Regulamento turco de Resíduos Zero

Alemanha deve acabar com uso de óleo de palma em biocombustíveis a partir de 2023
Biocombustível

Matéria-prima foi classificada pelo bloco como fator que resulta em desmatamento excessivo e não pode mais ser considerada um combustível renovável para transporte.