Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Energia renovável

Em busca de economia e modernização, avicultores investem em energia solar

Os produtores rurais já ocupam a terceira posição entre os segmentos que mais investem em energia solar fotovoltaica

Em busca de economia e modernização, avicultores investem em energia solar

Com o sistema de geração de energia solar fotovoltaica em sua propriedade rural, a avicultora Marli Sacon Consorti irá economizar em energia elétrica, podendo assim investir na modernização do seu aviário

Por Caroline Mendes

 

No município de  Tietê, no interior de São Paulo, no bairro conhecido como Madissununga, uma propriedade avícola chama a atenção pelos painéis solares que cobrem os telhados de seus aviários. Uma das proprietárias da granja, Marli Sacon Consorti, explica que a propriedade trabalha no sistema de integração e atualmente aloja 45 mil aves.

De acordo com Marli, uma queixa recorrente de seus irmãos e sócios era a conta de energia, cujo valor pesava cada vez mais no custo da produção. “Era constante as queixas do meu irmão Haroldo em relação a conta mensal de energia elétrica, que vinha muito alta e isso consequentemente diminuía os ganhos, principalmente no verão”.

Outro ponto que fez a produtora buscar novas alternativas de energia foi a necessidade de modernização dos aviários, o que exigia novas tecnologias e equipamentos modernos para controle das variáveis do ambiente interno.

Hoje se você não conseguir seguir a legislação, a modernização, o manuseio correto dos procedimentos da granja, você é excluído e pode perder a integração. Então, é necessário investir na melhoria das granjas e uma modernização resulta em maior consumo de energia. Esse ponto também influenciou bastante nossa decisão de adotar um novo sistema energético

Diante da situação, Marli resolveu pesquisar sobre fontes alternativas de energia e encontrou na energia solar uma opção viável. “Eu comecei a ler sobre energia solar fotovoltaica e quando li que na Alemanha – que tem um índice de radiação solar 40% menor que o índice brasileiro – é modelo de utilização de energia renovável na Europa, fiquei pensando, nós aqui no Brasil, com todo esse Sol que temos, seria um bom investimento, pelo menos neste momento no qual a energia solar está gratuita”.

Continue lendo gratuitamente na revista digital…

AI2020