Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Biogás

Eletrosul vai instalar usina de biogás em SC

Iniciativa atende P&D estratégico da Aneel e envolverá 12 propriedades de criação de suínos.

Eletrosul vai instalar usina de biogás em SC

A Eletrosul, junto de outras seis importantes instituições do meio acadêmico e científico, irá implantar em Itapiranga, no Oeste de Santa Catarina, uma central de geração de energia de até 400 kilowatts (kW), que será abastecida pelo biogás produzido em 12 propriedades de criação de suínos. Com esse projeto, a empresa se propõe a aprofundar as pesquisas na área e contribuir para o avanço do aproveitamento energético da biomassa no País.

Em dez das propriedades que farão parte do projeto já existem biodigestores para tratamento dos resíduos e produção de biogás, que foram instalados durante o Projeto Alto Uruguai, realizado pela Eletrosul e Eletrobras, na região de maior concentração de criação de suínos de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Nas outras duas propriedades, a implantação dos sistemas de biodigestão também será objeto de estudos, buscando mais eficiência no processamento dos resíduos para a obtenção de um biogás de qualidade sob o aspecto energético.

Outra vertente da pesquisa identificará a melhor alternativa técnica de canalização do biogás das propriedades até a central geradora. A energia produzida será ligada à rede elétrica local. “Buscamos novas soluções, tanto para o processo de biodigestão como para o transporte de gás de baixa pressão, e apresentar alternativas economicamente viáveis e adequadas à realidade de pequenos agricultores”, explicou o gerente do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento e Eficiência Energética da Eletrosul, Jorge Luis Alves.

Estão previstos investimentos de R$ 9,8 milhões, durante os próximos três anos. A pesquisa envolverá cerca de 60 pesquisadores e técnicos da Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal de Santa Maria, Fundação Certi, Instituto de Tecnologia Aplicada Itaipu, Fundação de Pesquisa Tecnológica Itaipu e Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa).

O projeto de pesquisa da Eletrosul está entre os selecionados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para o Projeto de P&D Estratégico “Arranjos Técnicos e Comerciais para Inserção da Geração de Energia Elétrica a partir de Biogás oriundo de Resíduos e Efluentes Líquidos na Matriz Energética Brasileira”. A chamada foi lançada em julho de 2012.