Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Energia

Eletrosul deve construir usina termossolar em 2019

Projeto será implantado em Santa Catarina e testará tecnologia CSP

Eletrosul deve construir usina termossolar em 2019

.

Foi assinada na sexta-feira (18) a ordem de serviço para a implantação da Usina Termossolar de Laguna (SC). O empreendimento da Eletrosul será um dos primeiros do País a utilizar exclusivamente a energia térmica solar para geração de eletricidade. O objetivo é testar a eficiência da tecnologia CSP (Concentrated Solar Power).

A usina terá capacidade de geração de energia equivalente a 0,25MW. O empreendimento está orçado em R$16,5 milhões e será viabilizado pelo Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O projeto será executado pelas empresas Eudora Energia e Facto Energy. A usina será implantada numa área de 2,8 hectares cedida pela Prefeitura Municipal de Laguna. O terreno fica na localidade de Caputera, às margens da BR-101.

O início da implantação da usina está previsto para 2019 e a duração total do projeto, incluindo os estudos acadêmicos e científicos, será de três anos. A partir do início da operação, a energia gerada será injetada na rede de distribuição local e poderá ser convertida em créditos para o consumo de espaços públicos sob gestão da administração municipal. Inicialmente, a Eletrosul será responsável pela operação e manutenção da usina. No futuro, poderá ser transferida para uma instituição de ensino e pesquisa.

Tecnologia

A usina termossolar utilizará concentradores cilindro-parabólico, com espelhos curvados, formando estruturas parecidas com calhas. Elas são suspensas por torres e se movimentam a partir de um mecanismo de rotação que faz com que os espelhos acompanhem a trajetória solar.

Os raios solares são refletidos pelos espelhos para um tubo que absorve a radiação solar e a transfere, na forma de calor, para um fluido térmico que circula no interior dessa tubulação. O fluido troca calor com um segundo circuito interno. Essa troca resulta em vapor que impulsiona uma turbina acoplada a um gerador elétrico, produzindo eletricidade.