Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

2014

Eleições mudam gestão de entidades do agronegócio

O movimento foi iniciado em março, quando Antonio Andrade, então Ministro Agricultura, Pecuária e Abastecimento transferiu o cargo para Neri Geller.

Com a proximidade das eleições de 2014 o agronegócio brasileiro entra em uma onda de trocas de cargo e transições nas principais entidades relacionadas ao setor. O movimento foi iniciado em março, quando Antonio Andrade, então Ministro Agricultura, Pecuária e Abastecimento transferiu o cargo para Neri Geller. Na última quarta-feira (04) as trocas de lideranças se intensificaram, e várias instituições realizaram alterações nas diretorias.

A alteração mais expressiva ocorreu na Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Kátia Abreu, que presidia a instituição desde 2008, deixou a função para se dedicar exclusivamente à disputa da reeleição no senado federal. Em seu lugar assume João Martins da Silva Júnior, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (FAEB).

Em Mato Grosso duas mudanças foram mais expressivas. Rui Prado deixou a presidência da Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), transmitindo o cargo para Normando Corral, que estava na vice-presidência. Prado, que estava no cargo desde 2007, ainda não revelou qual destino irá seguir.

Outra alteração ocorreu na Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado (Aprosoja/MT). Depois de dois mandatos o presidente Carlos Favaro se afastou do cargo alegando razões pessoais. Em seu lugar assume Ricardo Tomczyk, que estava na vice-presidência.

Tomczyk também foi recém-nomeado vice-presidente da Aprosoja Brasil, entidade que representa os sojicultores em escala nacional. Glauber Silveira, que presidia a entidade desde 2012, deixou o cargo no final de maio. Uma nova diretoria foi empossada, e Almir Dalpasquale assumiu a presidência.

Em Goiás, a troca ocorreu na Federação da Agricultura e Pecuária do estado (Faeg) e do Conselho Administrativo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). José Mário Schreiner presidia as duas entidades desde 2008, mas transferiu a função para seu vice, Leonardo Ribeiro. Schreiner também deixa vice-presidência de finanças da CNA. Ele afirma que avalia a possibilidade de candidatar-se a deputado federal.