Guia Gessulli

EDP Renováveis garante PPA de 63 MW com grupo farmacêutico Novartis

Com contrato na Espanha, EDP Renováveis assegurou 86% da meta de aproximadamente 7GW na geração de nova capacidade global eólica e solar, prevista até 2022.

23-Nov-2020 10:13

A EDP Renováveis (EDPR), através da sua filial EDP Renovables España S.L.U., assinou contrato de compra e venda de energia elétrica (PPA, na sigla em inglês) com a Novartis, uma empresa farmacêutica global, para a venda da energia produzida por dois parques renováveis que, em conjunto, têm 63MW. A carteira é constituída por um parque eólico de 36 MW e um parque solar de 26,8 MW, que deverão ser instalados em 2022/23.

Com este acordo, a EDPR já garante contratos de 229 MW a serem instalados na Espanha nos próximos três anos.

Com esse novo projeto, a empresa já atingiu 86% da meta de cerca de 7 GW de capacidade eólica e solar mundialmente, pretendida para o período de 2019-2022, anunciada no Plano Estratégico do grupo EDP, em março de 2019. A EDPR irá continuar analisando e desenvolvendo projetos no mundo, que cumpram os seus critérios de risco e de rentabilidade.

"O anúncio deste novo PPA mostra que mantemos um progresso rápido na execução do nosso plano de negócios, além da importância das renováveis como fonte de energia competitiva e limpa para os nossos clientes de várias indústrias", destaca Rui Teixeira, CEO interino da EDP Renováveis.

O êxito da EDPR na contratação de novos PPAs reforça o seu perfil de baixo risco e sua estratégia de crescimento com base no desenvolvimento de projetos competitivos e de longo prazo.

"Na Novartis, a sustentabilidade ambiental está alinhada com a nossa finalidade de reinventar a medicina e de aumentar a esperança de vida das pessoas", afirma Montse Montaner, Chief Sustainability Officer da Novartis. "A eficiência energética e as soluções de energia renovável são os pilares da nossa estratégia para reduzir as emissões. Temos orgulho de contar com a EDP Renováveis e com outros parceiros que pensam da mesma forma nesta nossa viagem pela sustentabilidade ambiental."