Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Empresas

EDP Renováveis adquire plataforma de desenvolvimento solar baseada na Alemanha

A transação permite que a EDPR entre na Alemanha e nos Países Baixos, que se beneficiam de metas renováveis ambiciosas.

EDP Renováveis adquire plataforma de desenvolvimento solar baseada na Alemanha

A EDP Renováveis (Euronext: EDPR), quarta maior produtora de energia renovável do mundo, chegou a um acordo para a aquisição de uma participação acionista de 70% na Kronos Solar Projects GmbH (“Kronos”), uma empresa de desenvolvimento solar baseada na Alemanha. Atualmente, a Kronos é totalmente detida pelos seus fundadores, que manterão uma participação acionista de 30% e continuarão envolvidos na gestão diária do negócio.

A Kronos tem uma equipe de desenvolvimento eficiente com uma vasta experiência baseada em um histórico de mais de 1,4 GW em 80 projetos instalados com sucesso e um portfólio de 9,4 GW (7,5 GWac) de projetos solares em diferentes fases de desenvolvimento, localizados na Alemanha (4,5 GW), França (2,7 GW), Países Baixos (1,2 GW) e Reino Unido (0,9 GW). Dos 9,4 GW de pipeline de projetos em desenvolvimento, 0,2 GW estão prontos para construção.

A EDPR adquire 70% da Kronos por um preço de aquisição de €250M, que será pago à data da conclusão da transação, e uma taxa de sucesso adicional a ser paga durante 2023-28 que estará dependente da capacidade solar entregue pela Kronos no mesmo período. A transação também inclui uma call/put option nos outros 30% de participação minoritária, exercível de 2028 em diante, com o preço da opção a ser definido pelo estado dos projetos renováveis em desenvolvimento da Kronos à data. A transação está sujeita a condições precedentes, regulatórias e outras habituais para um processo desta natureza.

A transação permite à EDPR entrar na Alemanha e nos Países Baixos, que se beneficiam de objetivos renováveis ambiciosos, dado o aumento da importância da segurança na entrega de energia e da sua independência. A Alemanha, mercado doméstico da Kronos, representa cerca de 50% do portfólio de desenvolvimento solar adquirido e o seu governo anunciou recentemente o “Easter Package” que se destaca pelos seus objetivos ambiciosos de capacidade renovável, com o objetivo de ter 360 GW de capacidade renovável instalada até 2030. Para alcançar o objetivo, a Alemanha está empenhada em instalar 155 GW de capacidade solar, representando perto de 40% das adições de capacidade solar na UE, tornando-a um dos maiores mercados de capacidade solar no mundo, assim como um dos mercados com o crescimento mais acelerado. Com a transação, a EDPR expande a sua presença para 12 mercados na Europa, que no total representam mais de 90% das adições de capacidade solar esperadas na UE até 2030.

“Estamos muito satisfeitos por termos chegado a este acordo com a Kronos, que nos permitirá iniciar o nosso caminho na Alemanha e na Holanda, dois mercados com elevado potencial para as energias renováveis, e reforçar a nossa posição na França e no Reino Unido. Temos grandes expectativas no que diz respeito, em particular, à Alemanha, já que é um mercado estratégico na Europa, com metas de crescimento reforçadas nas renováveis. Com esta operação, a EDP fortalece ainda mais a sua posição no segmento solar e o seu compromisso com a aceleração da transição energética”, afirma Miguel Stilwell d’Andrade, CEO da EDP Renováveis.

Adicionalmente, a entrada nestes novos mercados cria oportunidades de expandir, não apenas em solar, como também em outras tecnologias, por meio da hibridização e o novo pipeline eólico, assim como em hidrogênio e outras baterias.