Guia Gessulli
Expansão

EDP anuncia a construção da sua primeira usina solar de larga escala no Rio Grande do Norte

Buscando expandir suas atividades na geração de energia solar, a EDP Brasil, anunciou a construção da sua primeira usina solar no Rio Grande do Norte, nas cidades de Pedro Avelino, Jandaíra e Lajes

Redação com informações de Click Petróleo e Gás
27-Out-2021 11:02

A EDP Brasil anunciou nesta segunda-feira (25), que está aplicando novos investimentos para o desenvolvimento de sua primeira usina solar. O projeto recebeu o nome de, Monte Verde Solar, e será desenvolvido ao lado da EDP Renováveis, no Rio grande do Norte. A usina solar terá capacidade 209 MW de potência e ficará localizada nas cidades de Pedro Avelino, Jandaíra e Lajes. De acordo com a EDP, em comunicado ao mercado, o projeto já está outorgado tem previsão para iniciar suas operações em 2024.

Usina solar da EDP no Rio Grande do Norte, terá capacidade de 1 GW até 2025

De acordo com o CEO da EDP Brasil, João Marques da Cruz, com novo investimento no ramo de energia renovável, a EDP avança com sua meta, que foi anunciada no Plano Estratégico 2021-2025, de expandir a área de seu parque de energia solar no Brasil em mais de 25 vezes em relação a 2020. O CEO afirma que é um passo essencial na proposta da empresa de substituir a geração hidrelétrica pela usina solar.

O empreendimento, além de outorgado, está com garantia de conexão ao sistema de transmissão. A usina solar no Rio Grande do Norte também conta com um Power Purchase agreement de 15 anos com a EDP comercializadora, que já alocou a energia em contratos com a mesma duração.

Até 2025, a empresa planeja alcançar a marca de 1 GW em capacidade instalada na geração através da luz solar. Com o anúncio do projeto Monte Verde Solar, o portfólio da companhia nessa fonte chega a 310 MW.

Mercado de energia solar no Rio Grande do Norte

A energia solar fotovoltaica, com um acréscimo de 175% no ano de 2019 de acordo com a Aneel, se configura como um dos maiores investimentos no Rio Grande do Norte, que a alcança a marca de 61 MW de potência instalada.

O estado é conhecido como um dos que contam com uma maior irradiação solar, por estar mais próximo à linha do equador. O Rio Grande do Norte conta com níveis de irradiação que atingem 18 Mj/m² anuais.

Até 2019, as usinas solares no Rio Grande do Norte chegavam a 1.986 divididos em instalações comerciais, residenciais, rurais e até mesmo em serviços públicos.

Fontes solar e eólica terão mais espaço na geração de energia do Brasil
25 de Janeiro de 2022
Fonte Renovável

Fontes solar e eólica terão mais espaço na geração de energia do Brasil

As informações constam na minuta do Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2031, que foi colocada em consulta pública nesta segunda-feira (24/01).

Sicredi faz emissão de Green Bond subordinado de USD 100 mi para financiar projetos de energia renovável
26 de Janeiro de 2022
Green Bond

A emissão feita junto ao BID Invest, membro do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), foi no valor de USD 100 milhões