Edição especial de 75 anos da revista científica do Tecpar reúne artigos de paranaenses
Dos 32 artigos publicados na edição especial, 53% foram das áreas de Engenharia e Tecnologia e 47% das áreas de Biologia, de instituições e universidades paranaenses
A edição especial de 75 anos da revista científica editada pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) contou com a publicação de 32 artigos de pesquisadores paranaenses, de todas as regiões do Estado.
O periódico Brazilian Archives of Biology and Technology (BABT) iniciou suas atividades em 1946 e desde então divulga artigos originais de pesquisa e revisões, contribuindo para o avanço da ciência, tecnologia e inovação. Para celebrar o marco dos 75 anos, o Tecpar lançou uma edição comemorativa da revista com artigos de pesquisadores do instituto e de universidades paranaenses, para valorizar o trabalho dos pesquisadores locais.
Dos 32 artigos publicados na edição especial, 53% foram das áreas de Engenharia e Tecnologia e 47% das áreas de Biologia, de instituições e universidades paranaenses. As publicações são do próprio Tecpar, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), da Fundação Parque Tecnológico Itaipu, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), por exemplo.
Para o diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, o êxito conquistado pelo BABT junto à comunidade científica se deve à criteriosa seleção na divulgação de pesquisas de alto nível.
"O Tecpar, desde a sua fundação, atua como um polo indutor de pesquisa científica no Paraná e essa edição especial de 75 anos veio para celebrar a produção em ciência e tecnologia dos institutos de pesquisa e universidades paranaenses”, afirma. “O instituto mantém sua vocação histórica de fomentar a pesquisa e possibilita que este conhecimento seja acessível a todos, já que a publicação é aberta e no formato digital”.
ENERGIAS – Uma das pesquisas publicadas é da engenheira eletricista Camila de Oliveira Silveira, que concluiu seu mestrado no Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Energia da UTFPR em 2020. O objetivo da pesquisa publicada no BABT foi estimar o desempenho de sistemas fotovoltaicos instalados em diferentes regiões do Paraná, tomando como base os câmpus da universidade espalhados pelo Estado.
A pesquisadora explica que com o estudo conseguiu evidenciar a viabilidade da estimativa de desempenho dos sistemas. "Sempre procurei divulgar minhas pesquisas em periódicos que tivessem grande relevância no cenário acadêmico e na comunidade científica”, disse.
“Essa oportunidade de divulgar minha pesquisa na edição especial de 75 anos na revista editada pelo Tecpar foi um marco especial para mim, porque os resultados que foram publicados como estimativas acabaram se concretizando mais tarde com os valores reais calculados com os sistemas já em operação", acrescentou.
HISTÓRIA – Em 1946, o professor doutor Marcos Augusto Enrietti, fundador do Tecpar, idealizou a criação de uma publicação para divulgar os avanços científicos e tecnológicos realizados pelo grupo de pesquisadores do Instituto de Pesquisas Tecnológicas e Biologia. A iniciativa deu origem à revista “Arquivos de Biologia e Tecnologia”.
Tecpar apoia agronegócio paranaense com serviços tecnológicos e inovação
Em 1999, a “Arquivos de Biologia e Tecnologia” passou a se chamar Brazilian Archives of Biology and Technology (BABT), iniciando a publicação de trabalhos em língua inglesa. Desde 2001, a revista está disponível em formato eletrônico na Scientific Electronic Library Online (SciELO), biblioteca digital de artigos científicos com acesso aberto.
Assuntos do Momento

Petrobras faz avaliação ambiental na Bacia de Campos para parque eólico offshore
O projeto em avaliação consiste em parque com capacidade de geração de 4 gigawatts (GW)
Produção de energia eólica offshore tem potencial de US$ 200 bilhões
“Seremos país exportador de energia e de combustíveis”, disse Joaquim Leite, ministro do Meio Ambiente

Brasil atinge 1 milhão de usinas solares em telhados de casas, empresas, indústrias e terrenos
O levantamento, realizado pelo Meu Financiamento Solar, com base em dados da ANEEL, revela que 77,7% das placas fotovoltaicas estão instaladas em residências, 12,3% em comércios e 7,7% no setor rural

PL que estimula biogás, biometano e energia elétrica a partir de aterros sanitários avança no Senado
Projeto aprovado na Comissão de Infraestrutura inclui geração de energia entre iniciativas passíveis de medidas indutoras e linhas de financiamento

Energia solar global dobra em três anos
A fonte solar acaba de ultrapassar a marca de 1 terawatt (TW) de potência instalada e pode dobrar em quatro anos

Veja o ranking do estados com maior potência de energia solar
Minas Gerais lidera; São Paulo e Rio Grande do Sul completam o top 3