Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Eólica

EDF Renewables inicia operação do complexo eólico que suprirá demanda da Braskem

Empreendimento soma 344 MW de capacidade instalada e investimento total de mais de R$ 1,5 bilhão. Folha Larga Norte fornecerá energia renovável para Braskem por 20 anos, conforme contrato de compra de energia (PPA)

DCIM102MEDIADJI_0786.JPG

O Complexo Eólico Folha Larga Norte, situado em Campo Formoso (BA), é o terceiro empreendimento da EDF Renewables a entrar em operação no Brasil. Com investimento de mais de R$ 1,5 bilhão, Folha Larga Norte possui 2 fases que totalizam 82 aerogeradores e 344 MW de capacidade instalada, o equivalente ao consumo de energia de aproximadamente 850 mil lares brasileiros.

A construção do parque eólico contou com a implantação de um plano de contratação e capacitação de mão de obra local para que os moradores da área de influência direta do projeto tivessem condições de aproveitar as oportunidades. O pico de contratação a serviço do empreendimento chegou a mais de 800 pessoas, sendo 67% de mão de obra local. Ao longo do projeto também foram realizadas diversas ações sociais e ambientais, como a produção de um viveiro com mais de 15 mil mudas em crescimento de 20 espécies típicas da caatinga como o Licurizeiro, Umbuzeiro, Braúna, Angico e Aroeira, que representam a vegetação típica da caatinga, bioma 100% brasileiro.

Folha Larga Norte foi viabilizada pela contratação de venda de energia nos leilões do governo ACR A-4/2018 e ACR A-6/2018, e no mercado livre pela celebração do compromisso com a Braskem como consumidor âncora, além de outros agentes. Pelo acordo, a maior petroquímica das Américas se comprometeu a comprar energia do projeto da EDF Renewables por 20 anos em um contrato de compra de energia renovável (Renewable PPA).

“A contratação de energia renovável no mercado livre permite que as empresas contribuam de forma decisiva na transição energética, além de promover importantes impactos para os negócios e melhorias sociais no entorno dos projetos. O contrato de compra e venda de energia com a Braskem demonstra nossa competitividade e nos posiciona como um importante player em energias renováveis no Brasil”, avalia o CEO da EDF Renewables no Brasil, Paulo Abranches.

“Temos o objetivo de estar entre as melhores indústrias químicas do mundo em intensidade e consumo energético, nos fortalecendo como um importante usuário de energia de fonte renovável. Assumimos recentemente o compromisso de nos tornarmos carbono neutro até 2050 e a utilização de matrizes energéticas renováveis em nossa operação é parte essencial desse processo. A parceria com a EDF Renewables é um marco nessa jornada, por meio da qual estimamos a redução de 280 mil toneladas de CO2 ao longo dos 20 anos de contrato”, afirma Gustavo Checcucci, Diretor de Energia da Braskem.

“A parceria com a EDF Renewables atende a importantes premissas da atuação sustentável da companhia. Além da contribuição de modo mais efetivo para viabilização de novas fontes de energia renovável na matriz energética do Brasil e da Braskem, contribuindo para redução das emissões de carbono, fortalece o desenvolvimento socioeconômico do interior da Bahia, a partir da construção da usina”, explica Checcucci.

Com Folha Larga Norte, a EDF Renewables possui 527 MW em projetos eólicos em operação. No Nordeste, a empresa conta ainda com a expansão do Parque Eólico Ventos da Bahia (182 MW), localizado a mais de 300 Km de Salvador (BA), e o Parque Eólico Serra do Seridó (242 MW) em Junco do Seridó (PA), ambos em construção. O Brasil representa uma praça estratégica à EDF Renewables. Estabelecida há seis anos no país, a empresa alcançou 1.3 GW de projetos de energia eólica e solar, em operação e em construção, na Bahia, em Minas Gerais e na Paraíba.