Guia Gessulli
Investimento

EDF Renewables inicia obras do parque eólico Serra de Seridó, na Paraíba

Primeiro empreendimento da empresa no estado conta com investimento de aproximadamente R$ 1 bilhão

09-Dez-2021 14:04

A EDF Renewables, líder em energias renováveis, iniciou as obras da unidade eólica Serra de Seridó, seu primeiro empreendimento na Paraíba. O investimento previsto é de R$ 1 bilhão (50% via Banco do Nordeste). A potência total de geração do novo parque será de 242 MW, o equivalente ao consumo anual de 700 mil famílias brasileiras. O início das operações está previsto para o primeiro trimestre de 2023.

Cerca de 20% da energia do parque foi comercializada no Leilão de Geração 04/2019 para o segmento regulado e o restante pela celebração de PPAs no mercado livre. O parque Serra do Seridó evitará a emissão anual de cerca de 208 mil toneladas de CO2 na atmosfera.

A construção do novo parque eólico na região de Junco do Seridó e Santa Luzia, municípios da Paraíba com cerca de 22 mil habitantes, priorizará a mão de obra local. Os interessados em oportunidades de trabalho deverão se dirigir ao Posto de Atendimento Socioambiental do parque, localizado em Junco de Seridó, ou entrar em contato por WhatsApp pelo 0800 717 7447.

Diagnóstico social e ambiental

A empresa também está desenvolvendo um diagnóstico participativo das demandas sociais e ambientais locais. Alguns resultados já podem ser verificados: a EDF Renewables fará convênios locais com clínicas veterinárias e viveiros para manutenção, pesquisa e estudos da flora e da fauna regionais.

"Quando realizamos atividades de construção e operação, nos esforçamos para identificar, compreender, avaliar e abordar as questões ambientais e sociais específicas de cada projeto. Buscamos sempre organizar o impacto das nossas atividades na biodiversidade e para garantir a qualidade de vida das pessoas próximas aos projetos ", comenta Raissa Lafranque, Vice-Presidente da EDF Renewables.

A EDF Renewables oferece soluções completas em fornecimento de energia renovável contribuindo com os objetivos estratégicos do Grupo EDF, um dos principais atores globais da transição energética.

Fontes solar e eólica terão mais espaço na geração de energia do Brasil
25 de Janeiro de 2022
Fonte Renovável

Fontes solar e eólica terão mais espaço na geração de energia do Brasil

As informações constam na minuta do Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2031, que foi colocada em consulta pública nesta segunda-feira (24/01).

Sicredi faz emissão de Green Bond subordinado de USD 100 mi para financiar projetos de energia renovável
26 de Janeiro de 2022
Green Bond

A emissão feita junto ao BID Invest, membro do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), foi no valor de USD 100 milhões