EDF Renewables e Canadian Solar captam R$1,39 bi para complexo solar em MG

Recursos serão usados para pagar um empréstimo-ponte de construção fornecido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)

Reuters
28-Nov-2018 10:00

A EDF Renewables e a Canadian Solar captaram 1,39 bilhão de reais para financiar três usinas do complexo solar Pirapora, de 399 megawatt-pico (MWp), em Minas Gerais, por meio de múltiplas fontes, informaram em comunicado as companhias nesta segunda-feira. A EDF Renewables, líder de mercado global em energia renovável, tem 80 por cento do complexo —um dos maiores da América Latina—, enquanto a Canadian Solar, uma das maiores empresas do mundo de energia solar, detém a participação remanescente.

A usina Pirapora I, de 191,5 MWp, levantou 220 milhões de reais com debêntures de infraestrutura por meio de oferta privada para investidores qualificados, segundo a nota. Os recursos serão usados para pagar um empréstimo-ponte de construção fornecido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

As debêntures têm um prazo de 16 anos e são garantidas pelo BID e BID Invest, braço do setor privado do Grupo BID. A Fitch Ratings atribuiu os ratings de debêntures de A+ (Global) e AAA (Brasil), com perspectiva estável. O BTG Pactual atuou como assessor financeiro.

A empresa reiterou que, em 2017, o projeto também recebeu um financiamento de 529 milhões de reais de 18 anos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Além disso, a usina solar de Pirapora II, de 115 MWp, realizou um financiamento de longo prazo de 366 milhões de reais com Banco do Nordeste e Fundo Constitucional do Nordeste.

O projeto de energia solar Pirapora III, com 92,5 MWp, garantiu o financiamento de projetos de longo prazo de 271 milhões de reais do BNDES e do Fundo Nacional para o Clima.

A energia solar gerada a partir desses projetos é integralmente contratada por meio de acordos de compra de energia de 20 anos indexados à inflação.

Usina de biogás em Macaé transforma lixo em energia
30 de Junho de 2022
Energia Limpa

Usina de biogás em Macaé transforma lixo em energia