Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Programação Técnico-Cientifica

É preciso discutir e difundir as mudanças no setor de proteína animal

Além do Congresso de Zootecnia de Precisão com foco em Inteligência Artificial, a AveSui 2020 traz em seu Seminário Técnico temas que são tendências dentro da produção de proteína animal

É preciso discutir e difundir as mudanças no setor de proteína animal

O mercado de produção animal tem vivido constantes mudanças além da implantação de novas tecnologias. Com consumidores mais conscientes e exigentes muitos aspectos da produção devem ser difundidos e discutidos cada vez mais a fundo. Por isso a AveSui 2020 traz em sua programação técnica muitas novidades na edição 2020, confira:

5º CONGRESSO DE ZOOTECNIA DE PRECISÃO: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL A FAVOR DA PRODUÇÃO ANIMAL: Começando pelo 5º Congresso De Zootecnia De Precisão: Inteligência Artificial A Favor Da Produção Animal, o evento irá abordar as transformações tecnológicas no setor de proteína animal. A inteligência artificial e as novas tecnologias relacionadas a ela deverão trazer grandes impactos nas cadeias produtivas, avalia o professor doutor Iran José de Oliveira, da Esalq/USP, que coordena o Congresso. “Não resta dúvida da grande contribuição que a inteligência artificial está promovendo no sistema produtivo de maneira geral. O que levará em consideração o animal como biossensor, como fontes de resposta única, direta e ao mesmo tempo proporcionando aos gestores, aos administradores, aos profissionais, um banco de informações que possa alimentar o próprio sistema e que cada vez mais afunila nas reduções de perdas e nos ajustes necessários para diferentes empresas, para diferentes produtores e para diferentes fases da cadeia”, explica Iran.

MÉTODOS DE ELIMINAÇÃO (EUTANÁSIA) AVES E SUÍNOS: Mas não são só as novas tecnologias que tem mudado a forma de produzir. Durante o 19º Seminário Técnico, outros temas de relevância serão tratados, como os Métodos De Eliminação (Eutanásia – Aves E Suínos) Na Produção Animal. O painel coordenado por Juliana Ribas, coordenadora de produção da Agroceres PIC, mestre em Produção Animal pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), trará as recentes regulamentações sobre o tema que tratam do bem-estar animal na cadeia produtiva. “Precisamos disseminar esse conhecimento no campo, deixando clara a importância da eutanásia dentro do processo produtivo como uma condição indispensável para uma produção sustentável”, avaliou Juliana.

PRODUÇÃO DE ANIMAIS LIVRES E ANTIBIOIC FREE: Outro ponto que tem ganhado cada vez mais destaque e também sendo exigido pelo mercado consumidor é a produção de frangos orgânicos, livres de antibióticos. Hoje grandes redes varejistas e até mesmo de fast food tem se preocupado com o bem-estar e exigido proteína animal produzida nessas condições. Por isso o painel de Produção De Animais Livres E Antibioic Free, abordará todos os pontos dessa tendência de produção que tem ganhado os mercados.

IMUNOLOGIA VACINAL E DOENÇAS VIRAIS: Além da preocupação com o bem-estar, a sanidade também é tema importante a ser difundido, manter o animal saudável desde o nascimento até o abate é essencial, por isso Imunologia Vacinal E Doenças Virais serão o tema de outro painel que trará aos congressistas os últimos avanços para a saúde animal.

PROCESSAMENTO DE CARNES E SEGURANÇA ALIMENTAR: O Processamento De Carnes E A Segurança Alimentar não ficam de fora. Assim como no processo de produção, o processamento de carnes também vem passando por transformações, com legislações mais rígidas e também com maior exigência sanitária do mercado externo devido a preocupação com a Segurança Alimentar.

É NA PRÁTICA QUE SE APRENDE – WORKSHOP BIOMASSA E BIOENERGIA

Outra novidade da programação técnico-científica é o Workshop de Biomassa e Bioenergia, que proporcionará uma imersão in loco na produção de Biogás. Os participantes terão a oportunidade de conhecer na prática todos os passos do processo de produção com visitas guiadas a estações produtoras. “Unir conceitos teóricos às experiências práticas é extremamente relevante para quem quer aprofundar seus conhecimentos sobre as novas tecnologias e tecnologias existentes relacionadas à produção de biogás. As visitas técnicas permitem ao participante esclarecer dúvidas sobre uma real necessidade e acaba aproximando o produtor rural a uma nova oportunidade de negócio: o mercado de energia”, enfatizou Renata Abreu, diretora da NRG Soluções Sustentáveis e coordenara do Workshop.

ARENA STARTUPS APROXIMA AS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS DO PRODUTOR

As Startups têm sido fundamentais para agilizar a chegada das inovações ao campo. Através delas as pesquisas saem do papel e se tornam palpáveis e chegam ao meio produtivo para dar mais eficiência e qualidade na produção. Por isso na AveSui 2020 elas estarão presentes na Arena Startups apresentando as mais diversas soluções ao sistema produtivo.

SOBRE AVESUI 2020

A AveSui acontecerá nos dias 28, 29 e 30 de julho de 2020 na cidade de Medianeira, Paraná, no LAR Centro de Eventos, as novidades são muitas, tanto para expositor quanto para os produtores e visitantes que terão a AveSui acontecendo perto de sua casa. A visitação a feira é gratuita para profissionais do setor.

Tradicional referência em difundir o conhecimento para o setor, a AveSui organiza há 19 anos diversos painéis sempre com temas atualizados e de referência para o setor. Além do Seminário Técnico e do Congresso, pesquisadores e estudantes poderão enviar seus trabalhos científicos para premiação do Instituto Oswaldo Gessulli.