Guia Gessulli
Programação Técnico-Cientifica

É preciso discutir e difundir as mudanças no setor de proteína animal

Além do Congresso de Zootecnia de Precisão com foco em Inteligência Artificial, a AveSui 2020 traz em seu Seminário Técnico temas que são tendências dentro da produção de proteína animal

Redação AI/SI
05-Dez-2019 17:09 - Atualizado em 06/12/2019 15:18

O mercado de produção animal tem vivido constantes mudanças além da implantação de novas tecnologias. Com consumidores mais conscientes e exigentes muitos aspectos da produção devem ser difundidos e discutidos cada vez mais a fundo. Por isso a AveSui 2020 traz em sua programação técnica muitas novidades na edição 2020, confira:

5º CONGRESSO DE ZOOTECNIA DE PRECISÃO: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL A FAVOR DA PRODUÇÃO ANIMAL: Começando pelo 5º Congresso De Zootecnia De Precisão: Inteligência Artificial A Favor Da Produção Animal, o evento irá abordar as transformações tecnológicas no setor de proteína animal. A inteligência artificial e as novas tecnologias relacionadas a ela deverão trazer grandes impactos nas cadeias produtivas, avalia o professor doutor Iran José de Oliveira, da Esalq/USP, que coordena o Congresso. “Não resta dúvida da grande contribuição que a inteligência artificial está promovendo no sistema produtivo de maneira geral. O que levará em consideração o animal como biossensor, como fontes de resposta única, direta e ao mesmo tempo proporcionando aos gestores, aos administradores, aos profissionais, um banco de informações que possa alimentar o próprio sistema e que cada vez mais afunila nas reduções de perdas e nos ajustes necessários para diferentes empresas, para diferentes produtores e para diferentes fases da cadeia”, explica Iran.

MÉTODOS DE ELIMINAÇÃO (EUTANÁSIA) AVES E SUÍNOS: Mas não são só as novas tecnologias que tem mudado a forma de produzir. Durante o 19º Seminário Técnico, outros temas de relevância serão tratados, como os Métodos De Eliminação (Eutanásia – Aves E Suínos) Na Produção Animal. O painel coordenado por Juliana Ribas, coordenadora de produção da Agroceres PIC, mestre em Produção Animal pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), trará as recentes regulamentações sobre o tema que tratam do bem-estar animal na cadeia produtiva. “Precisamos disseminar esse conhecimento no campo, deixando clara a importância da eutanásia dentro do processo produtivo como uma condição indispensável para uma produção sustentável”, avaliou Juliana.

PRODUÇÃO DE ANIMAIS LIVRES E ANTIBIOIC FREE: Outro ponto que tem ganhado cada vez mais destaque e também sendo exigido pelo mercado consumidor é a produção de frangos orgânicos, livres de antibióticos. Hoje grandes redes varejistas e até mesmo de fast food tem se preocupado com o bem-estar e exigido proteína animal produzida nessas condições. Por isso o painel de Produção De Animais Livres E Antibioic Free, abordará todos os pontos dessa tendência de produção que tem ganhado os mercados.

IMUNOLOGIA VACINAL E DOENÇAS VIRAIS: Além da preocupação com o bem-estar, a sanidade também é tema importante a ser difundido, manter o animal saudável desde o nascimento até o abate é essencial, por isso Imunologia Vacinal E Doenças Virais serão o tema de outro painel que trará aos congressistas os últimos avanços para a saúde animal.

PROCESSAMENTO DE CARNES E SEGURANÇA ALIMENTAR: O Processamento De Carnes E A Segurança Alimentar não ficam de fora. Assim como no processo de produção, o processamento de carnes também vem passando por transformações, com legislações mais rígidas e também com maior exigência sanitária do mercado externo devido a preocupação com a Segurança Alimentar.

É NA PRÁTICA QUE SE APRENDE – WORKSHOP BIOMASSA E BIOENERGIA

Outra novidade da programação técnico-científica é o Workshop de Biomassa e Bioenergia, que proporcionará uma imersão in loco na produção de Biogás. Os participantes terão a oportunidade de conhecer na prática todos os passos do processo de produção com visitas guiadas a estações produtoras. “Unir conceitos teóricos às experiências práticas é extremamente relevante para quem quer aprofundar seus conhecimentos sobre as novas tecnologias e tecnologias existentes relacionadas à produção de biogás. As visitas técnicas permitem ao participante esclarecer dúvidas sobre uma real necessidade e acaba aproximando o produtor rural a uma nova oportunidade de negócio: o mercado de energia”, enfatizou Renata Abreu, diretora da NRG Soluções Sustentáveis e coordenara do Workshop.

ARENA STARTUPS APROXIMA AS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS DO PRODUTOR

As Startups têm sido fundamentais para agilizar a chegada das inovações ao campo. Através delas as pesquisas saem do papel e se tornam palpáveis e chegam ao meio produtivo para dar mais eficiência e qualidade na produção. Por isso na AveSui 2020 elas estarão presentes na Arena Startups apresentando as mais diversas soluções ao sistema produtivo.

SOBRE AVESUI 2020

A AveSui acontecerá nos dias 28, 29 e 30 de julho de 2020 na cidade de Medianeira, Paraná, no LAR Centro de Eventos, as novidades são muitas, tanto para expositor quanto para os produtores e visitantes que terão a AveSui acontecendo perto de sua casa. A visitação a feira é gratuita para profissionais do setor.

Tradicional referência em difundir o conhecimento para o setor, a AveSui organiza há 19 anos diversos painéis sempre com temas atualizados e de referência para o setor. Além do Seminário Técnico e do Congresso, pesquisadores e estudantes poderão enviar seus trabalhos científicos para premiação do Instituto Oswaldo Gessulli.

Maior produtor do país na área, RN vai estocar energia eólica
Bioenergia

Maior produtor do país na área, RN vai estocar energia eólica

Empresa EV Brasil assinou protocolo com governo do estado para instalar primeiro projeto do tipo no país, nesta terça-feira (21). Investimento inicial é de R$ 12,5 milhões.

Na ONU, Bolsonaro destaca compromisso com transição energética e matriz brasileira
Compromisso

Presidente citou compromisso com dois pactos, um para reduzir emissões de carbono e outro para financiar o setor de hidrogênio, e disse que país é destaque na implementação de soluções energéticas sustentáveis

Alta do gás pode abalar transição verde na UE
23 de Setembro de 2021
Meio Ambiente

Alta do gás pode abalar transição verde na UE

Há o temor de que a crise energética tenha impacto sobre a crença no investimento em fontes mais limpas

Água da louça para regar plantação: ciência dá alternativas para agricultura sobreviver com seca e crise hídrica
Alternativa

Bioágua é feita a partir da filtragem das chamadas águas cinzas. Combinação entre diferentes fontes é a solução para pesquisadores, que também apostam no uso da água subterrânea.

BRF conquista certificado de Zero Waste para fábrica de perus na Turquia
Certificado

BRF conquista certificado de Zero Waste para fábrica de perus na Turquia

Documento atesta conformidade da Companhia ao Regulamento turco de Resíduos Zero

Alemanha deve acabar com uso de óleo de palma em biocombustíveis a partir de 2023
Biocombustível

Matéria-prima foi classificada pelo bloco como fator que resulta em desmatamento excessivo e não pode mais ser considerada um combustível renovável para transporte.