Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Carbono Neutro

Dois primeiros hotéis neutros de carbono do Brasil recebem títulos do Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza (IBDN)

As unidades em questão adotam diversas ações para reduzir a liberação do gás carbônico, que é principal responsável pelo efeito estufa

Dois primeiros hotéis neutros de carbono do Brasil recebem títulos do Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza (IBDN)

Os dois primeiros hotéis certificados como neutros de carbono ficam em Santos, no litoral de São Paulo. Os títulos foram concedidos pelo Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza (IBDN). As unidades em questão adotam diversas ações para reduzir a liberação do gás carbônico, que é principal responsável pelo efeito estufa.

Os hotéis que receberam o certificado têm a responsabilidade de plantar quase 700 árvores nativas da Mata Atlântica até setembro de 2022.

De acordo com os certificados enviados, o Novotel Santos, localizado no bairro Gonzaga, terá que neutralizar 59,259 toneladas de emissões de gases do efeito estufa. Para isso, ele terá que plantar 355 árvores nativas da Mata Atlântica em área de restauração florestal no Estado de São Paulo.

Da mesma forma, uma unidade do Hotel Ibis, no bairro Valongo, terá que neutralizar a emissão de 50,3 toneladas de gases de efeito estufa na atmosfera. Para isso terá que plantar 314 árvores sob as mesmas condições.

De acordo com o fundador do IBDN, consultor e educador ambiental, Rogério Iório, a questão climática não é mais algo para o futuro, é para agora. “Os projetos de Neutralização de Carbono do IBDN têm como objetivo colaborar com as empresas interessadas em diminuir seus impactos no planeta e ainda viabilizar a recuperação de áreas degradadas em parques e reservas, através do plantio de árvores nativas”, diz.

Como um hotel se torna neutro de carbono para o IBDN?

A neutralização de carbono é o principal pilar para o selo de Hotel Neutro de Carbono da IBDN. Ela consiste na criação de alternativas para reduzir os impactos causados pelo excesso de emissão de gases de efeito estufa na atmosfera.

Na relação de gases de efeito estufa, o gás carbônico ganha destaque, já que de acordo com o Programa Estadual de Mudanças Climáticas do Estado de São Paulo (Proclima), ele é responsável por cerca de 60% do efeito-estufa.

Por isso, o Instituto defende que quase todas as atividades podem ser neutras de carbono, a partir do momento em que a emissão do gás de efeito estufa seja equivalente ou menor do que a quantidade de árvores plantadas.

Isso acontece porque para o crescimento das árvores, é necessário uma grande quantidade de gás carbônico. Nesse processo, elas tiram o gás da atmosfera para a realização da fotossíntese, e o devolve em forma de oxigênio.

Assim, em média, sete árvores conseguiriam reverter o equivalente a uma tonelada de gás carbônico da atmosfera dentro de 20 anos.