Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mídia

Documentário do Canal Discovery destaca etanol brasileiro entre energias do futuro

Roteiro do documentário revela que em 2050 a população mundial deverá alcançar nove bilhões de pessoas, dois bilhões a mais do que a atual.

Um dos mais importantes canais de TV por assinatura do mundo, o Canal Discovery, escolheu o Brasil para gravar um documentário que apresenta o etanol produzido a partir da cana-de-açúcar como modelo de produção sustentável e exemplo energético para o futuro. O segmento sobre o etanol, veiculado mundialmente no final de 2011, faz parte de uma série de três documentários patrocinados pela Shell, intitulada “Earth 2050: fueling the future” (“A Terra em 2050 – abastecendo o futuro”).

“Gravamos no Brasil por ser um País exemplo, pois reduziu significativamente suas emissões de gases de efeito estufa (GEE) com o aumento da produção e da utilização do etanol de cana-de-açúcar,” explica Lilibet Foster, diretora responsável pelo documentário. Em seu currículo constam indicações ao Oscar e ao “Independent Spirit Awards” pelos documentários “Speaking in Strings” e “Soul in the Hole,” títulos ainda sem previsão para exibição no Brasil.

O roteiro do documentário revela que em 2050 a população mundial deverá alcançar nove bilhões de pessoas, dois bilhões a mais do que a atual. Este cenário exigirá ações inovadoras que garantam um futuro energético mais sustentável, no qual o etanol de cana-de-açúcar assumirá um papel cada vez mais relevante.

Copersucar e Raízen – As imagens para o segmento sobre o etanol brasileiro foram produzidas nos dias 20 e 21/10 nas usinas São Manoel, filiada à Copersucar, e Barra Bonita, da Raízen, ambas associadas à UNICA. Um dos especialistas entrevistados para o programa foi o professor Isaías Macedo, do Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético (Nipe), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Macedo lembra que consumir biocombustíveis e usar racionalmente a energia disponível hoje são as duas melhores opções para diminuir as emissões de gases de efeito estufa. Neste contexto, avalia, o etanol de cana brasileiro tem um papel muito relevante. “Embora esta noção esteja bem difundida, é importante divulgar as análises sobre o etanol, sua produção e perspectivas de avanços no Brasil,” afirma.

Bioeletricidade – O presidente da usina São Manoel, Carlos Dinucci, também participou das gravações, detalhando para a Discovery o funcionamento diário de uma estrutura de processamento de cana-de-açúcar. “Mostramos todos os processos produtivos do etanol, dos canaviais à indústria. Eles puderam comprovar na prática por que a cana é considerada uma das matérias primas mais sustentáveis do mundo para a fabricação de combustível automotivo,” explicou.