Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Biocombustível

Distribuidoras abrem edital para compra de gás natural no Brasil

Cinco companhias atendidas pelo gasoduto Bolívia-Brasil farão chamada pública para aquisição conjunta de até 10 milhões de m3/dia<br /> 

Distribuidoras abrem edital para compra de gás natural no Brasil

Cinco concessionárias de distribuição de gás natural canalizado que atuam nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil lançam amanhã (10) chamada pública para a compra de gás natural. A decisão pela aquisição conjunta foi tomada após estudos promovidos por consultoria contratada pela Mitsui Gás e Energia do Brasil indicarem que a iniciativa seria favorável ao mercado, levando em conta o fato de que todas as distribuidoras são atendidas pelo Gasoduto Bolívia-Brasil (Gasbol). Estimativas apontam que o processo resultará na compra de aproximadamente 10 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia.
 
De início, a chamada pública tem como objetivo apenas receber propostas de venda de gás natural às distribuidoras, que posteriormente darão seguimento as negociações com os supridores interessados. As empresas participantes da ação são a COMPAGÁS (Companhia Paranaense de Gás), a GasBrasiliano (Companhia que atua no norte de São Paulo), a MSGÁS (Companhia de Gás do Estado de Mato Grosso do Sul), a SCGÁS (Companhia de Gás de Santa Catarina) e a SULGÁS (Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul). As distribuidoras objetivam, com esta ação, diversificar as suas fontes supridoras e aumentar a competitividade do gás natural.
 
Devido à especificidade das características de cada distribuidora em relação a volumes e pontos de entrega, os editais são individualizados por Companhia, porém todo o restante do processo será tratado de forma coordenada entre as cinco concessionárias.