Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Bioenergia

Dez países fundam clube para produção de energia limpa

Embora algumas nações não sejam exemplo na produção de fontes renováveis, outras envolvidas produzem 40% da energia limpa do mundo, e têm assumido compromisso para tornar suas matrizes energética mais limpas.

Dez países fundam clube para produção de energia limpa

Responsáveis por 40% da produção de energia renovável do mundo, dez países firmaram um acordo para a produção de energia sustentável. Eles fundaram o Clube dos Renováveis com participação da Alemanha, África do Sul, China, Dinamarca, Emirados Árabes Unidos, França, Índia, Marrocos, Reino Unido e Tonga. Além da Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA) que também foi convidada para ser um membro fundador.

Em uma iniciativa do governo alemão, um dos países que fornece a energia renovável mais cara da Europa, o Clube de Renováveis (Renewables Club) promete ser uma ferramenta política para incentivar o desenvolvimento de fontes alternativas de energia, segundo o site sul-africano Business Iafrica.

“Os membros do clube têm como obrigação liderar pelo exemplo. Essa é uma iniciativa política de países pioneiros que estão unidos com um importante objetivo: a transformação mundial do sistema de energia”, afirmou Peter Altmaier, ministro de Meio Ambiente da Alemanha, durante o evento, ocorrido no Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, noticiou o Instituto Carbono Brasil.

“Estamos convencidos de que as energias renováveis são uma parte essencial para a solução dos desafios existenciais que estamos encarando e são um caminho para a sustentabilidade. Destacamos que as energias renováveis entraram em um ciclo virtuoso de queda de custos, expansão de implementação e acelerado progresso tecnológico. Tecnologias renováveis representam uma escolha econômica em um número cada vez maior de países”, afirma o primeiro comunicado da entidade.

Os dez países , alguns “nem tão” sustentáveis

Alemanha – Mais de 25% da energia consumida na Alemanha vem de fontes renováveis, como energia solar, célula de hidrogênio e energia eólica. Um resultado obtido em menos de 25 anos. Para 2020, o governo germânico estabeleceu como meta produzir energia renovável suficiente para abastecer 35% da demanda, em 2030, produzir 50%, e atingir 80% em 2050.

África do Sul – O país foi considerado o décimo sétimo país, entre os 20 melhores na produção de energia renovável no mundo, segundo a Exame. Até 2025, o país deve ampliar a distribuição da energia limpa, com cerca de 20 mil MW de capacidade adicional, mas não abre mão do uso de carvão.

China – Quase 40% do crescimento mundial de eletricidade com base em energia renovável (hidroeletricidade, eólica, solar, entre outros) até 2017 estará na China, segundo um estudo publicado pela Agência Internacional de Energia (AIE).

Dinamarca – Ao lado da Alemanha é destacado pela AIE como uma das referências na produção de energias mais limpas, desde 1990. Até 2050, a pretensão do país nórdico é que o consumo de energia renovável seja de 100%. Este ano, o país atingiu a marca de 25% de uso de energias do vento.

Emirados Árabes – Tendo inaugurado sua primeira usina solar em março deste ano, a Shams 1, o país pretende produzir 7% de sua eletricidade a partir de fontes alternativas até 2020. Em comparação, esta meta foi superada por 21 dos 27 países membros da União Europeia há quatro anos, informou o G1.

França – A França ainda vive o desafio de reduzir as fontes de energias nucleares por fontes mais limpas, o site oficial do país, o France, afirma que a parcela de energias renováveis chegou a 14% em 2008. Mas a agência de notícias Reuters fala em 12% da energia de hidrelétricas e 3% vinda do sol e dos ventos.

Índia – É neste país que se situa o maior parque solar da Ásia. O governo indiano lançou, em 2010, a missão solar nacional. Trata-se de um plano de 19 bilhões de dólares com a meta de gerar 20 mil megawatts de eletricidade solar até o ano de 2022. Uma das medidas adotadas pelo o governo indiano foi obrigar empresas distribuidoras de energia a comprarem uma determinada quantidade de energia renovável para a rede, informou o Instituto Ressoar.

Marrocos – Os governantes da nação têm divulgado como objetivo ter 42 % da matriz energética proveniente de fontes renováveis até 2020, dos quais 14% serão de energia solar, noticiou a Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Reino Unido – A lei britânica determina que, até 2050, as emissões de CO2 do Reino Unido tenham caído 80% em relação aos níveis de 1990. Para isso, querem reduzir a construção de novas usinas a gás, de acordo com a revista Nature.

Tonga – É considerado um dos países novos que mais contribuiu com a redução de energia em 2012, e está ao lado das nações que ajudam a poupar 110 bilhões de dólares em todo o mundo, por ano, ampliando sua eficiência energética, segundo o Pnuma.

Veja o comunicado do Clube dos Renováveis na íntegra. Clique aqui!