Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mobilidade

Designer apresenta mochila que carrega celular com energia solar

Mochila com pequeno painel fotovoltaico é alternativa para montanhistas que passam longas horas sem acesso a eletricidade

Designer apresenta mochila que carrega celular com energia solar

O celular é uma tecnologia fundamental para quem gosta de se aventurar pelo mundo e ficar horas em contato com a natureza, como montanhistas, por exemplo. Porém, o mais difícil nesse desafio é encontrar um local para carregamento do aparelho. Pensando nisso, o designer de produtos norte-americano Bread Brister desenvolveu um protótipo de mochila solar para esses aventureiros.

O projeto inovador e bastante útil para os mochileiros, chamado de SunUp, foi desenvolvido durante a conclusão de curso do designer que teve o apoio da The North Face. Totalmente articulada, a mochila foi projetada para ser leve e maleável, ao mesmo tempo em que precisava otimizar a captação de energia do sol por meio de um pequeno painel acoplado na parte de cima.

Brister explica que a mochila consegue carregar de maneira eficiente sua bateria interna de 4000mAh em 12 horas, por meio de um painel de 15w. Dessa maneira, é possível garantir carga completa de equipamentos eletrônicos menores, proporcionando mais segurança e conforto para os mochileiros.

Para conseguir aproveitar o máximo de energia possível, a SunUp desenvolveu duas opções principais: os painéis mais comuns de poli ou monocristalinos rígidos com uma eficiência 21% mais alta do que a maioria das opções disponíveis do mercado. Porém, são muito mais frágeis e propensos a quebras.

A segunda opção são os painéis de silício amorfo de filme fino totalmente flexíveis. Ao contrário do primeiro, esses são muito mais duráveis, entretanto, por serem mais flexíveis e móveis, eles são muito menos eficientes, com apenas 7% de eficiência média.

“A ideia do meu projeto é fornecer um compromisso entre os dois. Juntando os benefícios de eficiência dos painéis rígidos com os benefícios de flexibilidade dos de película fina”, explica Brister em seu site.

Pensando na minimização de danos comuns que podem ocorrem nos usos de mochilas com esse tipo de tecnologia solar, como quedas e batidas durante trilhas e caminhadas na mata, Brister idealizou um painel mais amplo a partir de uma matriz de outros menores e interconectados e articulados.

Essa é uma alternativa para proteger mais esse tipo de mochila, trazendo mais flexibilidade para os segmentos se moverem livremente quando impactados ou derrubados. “Isso visa mitigar quebras e garante que mais do pacote possa ser utilizado para geração de energia solar”, diz.

Ele explica que para que não ocorram problemas no endurecimento do trabalho ou degradação cíclica nos fios, as conexões entre cada módulo são feitas a partir de dobradiças condutoras interligadas.

O protótipo já foi aprovado em testes, mostrando-se totalmente funcional. Agora, essa opção integra o catálogo de produtos de Bread Brister, que já planeja outras inovações movidas a energia solar.