Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Relatório

Descubra quais atividades mais produzem biogás no Sul do Brasil

O relatório "Panorama de tecnologias aplicadas no agronegócio de biogás e biometano", traz os sistemas de biodigestão, segurança, monitoramento e controle.

Descubra quais atividades mais produzem biogás no Sul do Brasil

A atividade da bovinocultura lidera no Sul do país, com 53% do total de produção de biogás, seguido pela suinocultura com 28% e avicultura com 7%. O Oeste paranaense e catarinense, e o Noroeste rio grandense, são os maiores destaques em relação ao potencial de produção de biogás da região Sul. Esses dados constam no relatório sobre o Potencial de produção de biogás no Sul do Brasil. Conforme relatório, o Paraná, Santa Catarina e o Rio Grande do Sul concentram 36% das plantas de biogás em operação, implantação e/ou reforma do país.

O mesmo estudo aponta que a agroindústria Sul brasileira tem potencial para produzir 3 bilhões Nm³ de biogás por ano, cerca de 6.698 GWh/ano, essa energia poderia suprir o consumo elétrico de até 2.537.420 casas populares por ano. De acordo com Daiana Gotardo, engenheira ambiental, e consultora da Organização das Nações Unidas para Desenvolvimento Industrial – UNIDO, as informações são referentes ao potencial de seis substratos: bovinocultura, suinocultura, avicultura, laticínios, fecularias e abatedouros.

O relatório “Panorama de tecnologias aplicadas no agronegócio de biogás e biometano”, traz os sistemas de biodigestão, segurança, monitoramento e controle. Os estudos são frutos do projeto de “Aplicações do Biogás na Agroindústria Brasileira”, uma iniciativa do Fundo Global para Meio Ambiente (em inglês, GEF), que tem o objetivo de reduzir emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e a dependência de combustíveis fósseis, utilizando como fonte alternativa a energia de biogás e soluções de mobilidade dentro das cadeias de fornecimento agroindustriais no sul do Brasil.

O CIBiogás e a Itaipu Binacional são executores da pesquisa e contaram com o apoio da Associação Brasileira de Biogás (ABiogás) e do SEBRAE para o levantamento das informações. A realização dos estudos só foi possível pois, contou com o esforço da UNIDO, dos Ministérios da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Minas e Energia (MEE)  e também do Meio Ambiente (MMA). Os relatórios podem ser acessados em https://materiais.cibiogas.org/relatorio-potencial-de-producao-de-biogas-sul-do-brasil e https://materiais.cibiogas.org/relatorio-panorama-tecnologias