Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Saúde

Deputados discutem efeitos do consumo excessivo de agrotóxicos

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural discute o consumo excessivo de agrotóxicos e seus reflexos na saúde de produtores rurais e consumidores de produtos agropecuários.

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural discute nesta quinta-feira (27/11) o consumo excessivo de agrotóxicos e seus reflexos na saúde de produtores rurais e consumidores de produtos agropecuários. A discussão foi proposta pelo deputado Zé Silva (SD-MG). O Brasil é um dos campeões no consumo de químicos agrícolas.

Em 2006, foram utilizadas 480 mil toneladas de agrotóxicos no país; em 2012, o número subiu para 827 mil toneladas, ou seja, 72% a mais, de acordo com dados do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg). Segundo o Ministério da Saúde, enquanto no mundo houve um aumento de 93% no consumo de agrotóxicos entre 2000 e 2010, no Brasil a elevação foi de 190%.

“Além dos casos de intoxicação aguda, ocorre a intoxicação crônica de trabalhadores e de pessoas que se alimentam de produtos contaminados por resíduos de agrotóxicos. Segundo a Anvisa, em 2012, 27% das amostras analisadas foram consideradas insatisfatórias, seja por conterem níveis de resíduos acima do limite máximo permitido, seja por conterem resíduos de ingredientes ativos de uso não autorizado para aquela cultura”, diz o deputado.