Fonte CEPEA

Ver cotações

Energia

Decisão sobre operação de termelétricas pode ser tomada em maio

Atualmente, cerca de 15 mil megawatts de energia térmica estão acionados.

Decisão sobre operação de termelétricas pode ser tomada em maio

Apesar do aumento do nível dos reservatórios das hidrelétricas registrado nos últimos dias, o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) só deverá analisar na próxima reunião, em maio, a possibilidade de desligamento das usinas termelétricas, acionadas desde o ano passado para dar segurança ao sistema energético do país. Havia a expectativa de que o assunto fosse debatido no encontro do grupo que aconteceu na última quarta-feira.

O presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, disse que o CMSE deve esperar até o fim de abril para avaliar as condições dos reservatórios das hidrelétricas e decidir sobre a possibilidade do desligamento das termelétricas. Ele destacou que o período de chuvas tem melhorado e o nível dos reservatórios está subindo, mas disse que o governo irá priorizar a segurança do sistema.

“Estamos trabalhando para ter bastante segurança. Em princípio, queremos chegar a um nível de segurança que, mesmo se chegar à pior série histórica, no ano que vem esteja garantido [o suprimento energético]”, explicou Tolmasquim.

Os reservatórios das hidrelétricas do Subsistema Sudeste/Centro-Oeste passaram de 49,9% de sua capacidade máxima, há duas semanas, para 55,3% na última quinta-feira, de acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). No Sul, o nível dos reservatórios passou de 53,1% para 61,8% e, no Norte, subiu de 89% para 93,9%. No Nordeste, o nível passou de 42% para 43%. Mesmo assim, os percentuais são considerados baixos para esta época do ano, já que estamos no final do período chuvoso e, nesta época, os reservatórios costumam chegar a níveis mais elevados.

Por causa do baixo nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas registrado nos últimos meses, o governo teve de acionar as usinas termelétricas movidas a gás natural, óleo diesel, carvão ou biomassa, que produzem energia mais cara e são mais poluentes. Atualmente, cerca de 15 mil megawatts de energia térmica estão acionados.

O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico reúne representantes de órgãos como o Ministério de Minas e Energia, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). As reuniões são mensais, mas podem ser convocadas reuniões extraordinárias conforme a necessidade de avaliação do setor.