Guia Gessulli
Sustentabilidade

De Heus firma parceria com Fundação Black Jaguar para ajudar na criação do corredor de biodiversidade do Araguaia

18-Ago-2021 08:39

Em 17 de agosto, os CEO’s da De Heus Nutrição Animal, Co e Koen De Heus, assinaram uma parceria global de longo prazo com a Fundação Black Jaguar para apoiar seus esforços no fortalecimento do maior de todos os corredores de natureza do mundo e um dos maiores projetos de reflorestamento da América do Sul. O Corredor de Biodiversidade do Araguaia, no centro do Brasil, terá extensão total de 2.600 quilômetros e largura de até 40 quilômetros, distribuídos ao longo das margens de todo o Rio Araguaia e de parte do Rio Tocantins, conectando dois dos mais importantes ecossistemas do mundo: a floresta Amazônica e o Cerrado.

Para apoiar a Fundação Black Jaguar em sua missão de plantar 10 milhões de árvores até 2025 para ajudar a proteger e aumentar a biodiversidade no corredor entre a floresta Amazônica e o Cerrado, a De Heus fará, de forma global, uma contribuição anual para este projeto. Esta contribuição está alinhada com os Objetivos Globais de Sustentabilidade da empresa - quatro ambições que mostram o compromisso em lidar com algumas das questões de sustentabilidade associadas à indústria de alimentos e à produção de proteínas animais.

Uma das questões ligadas à produção pecuária é a mudança do uso do solo associada à produção de matérias-primas utilizadas na alimentação animal. Portanto, a De Heus se comprometeu com o uso de soja certificada (em conformidade com as Diretrizes de Fornecimento de Soja da Fefac) em todas as suas unidades de negócios até 2025. Além disso, a De Heus decidiu apoiar a Fundação Black Jaguar em sua missão de prevenir a perda de valiosos ecossistemas naturais e proteger a biodiversidade.

A maior parte da contribuição deste ano será utilizada para a construção de um viveiro de árvores em grande escala em Santana do Araguaia, onde aproximadamente 500.000 novas árvores serão cultivadas a cada ano antes que possam ser replantadas em um dos locais de reflorestamento. Outro investimento será para implantar a iniciativa de coleta de sementes - onde pessoas de comunidades locais e indígenas serão treinadas para ajudar na coleta de sementes de árvores nativas - e no treinamento e capacitação da brigada de incêndio em Santana do Araguaia, para ajudar no combate e prevenção de incêndios florestais. A partir do próximo ano, a contribuição da De Heus será usada para cobrir parte da manutenção operacional do viveiro e plantio de centenas de milhares de árvores nativas no Corredor de Biodiversidade do Araguaia.

Koen de Heus, CEO da De Heus Nutrição Animal: “Fornecer um melhor acesso a alimentos seguros e saudáveis para uma crescente população é um dos maiores desafios que o mundo enfrenta hoje. Ao mesmo tempo, precisamos reduzir o impacto que os nossos sistemas de produção de alimentos têm sobre os ecossistemas vulneráveis. Para alcançar ambos os objetivos, precisamos produzir alimentos de forma mais eficiente para evitar mudanças excessivas no uso da terra em um futuro próximo. Só podemos alcançar isso quando tratamos os produtores como aliados ao enfrentar esses desafios. Isso é o que admiramos na Fundação Black Jaguar: o trabalho em conjunto com os produtores na criação do Corredor da Biodiversidade do Araguaia.

“Por meio da nossa parceria, podemos mostrar ao Brasil e ao mundo que a produção de alimentos, a restauração e a proteção da biodiversidade podem se fortalecer. Acreditamos que todos temos o poder de mudar e fazer a diferença para as gerações futuras. É por isso que estamos orgulhosos pelo fato da De Heus ter abraçado esta missão conosco” diz Ben Valks, fundador da Fundação Black Jaguar.

Maior produtor do país na área, RN vai estocar energia eólica
Bioenergia

Maior produtor do país na área, RN vai estocar energia eólica

Empresa EV Brasil assinou protocolo com governo do estado para instalar primeiro projeto do tipo no país, nesta terça-feira (21). Investimento inicial é de R$ 12,5 milhões.

Na ONU, Bolsonaro destaca compromisso com transição energética e matriz brasileira
Compromisso

Presidente citou compromisso com dois pactos, um para reduzir emissões de carbono e outro para financiar o setor de hidrogênio, e disse que país é destaque na implementação de soluções energéticas sustentáveis

Alta do gás pode abalar transição verde na UE
23 de Setembro de 2021
Meio Ambiente

Alta do gás pode abalar transição verde na UE

Há o temor de que a crise energética tenha impacto sobre a crença no investimento em fontes mais limpas

Água da louça para regar plantação: ciência dá alternativas para agricultura sobreviver com seca e crise hídrica
Alternativa

Bioágua é feita a partir da filtragem das chamadas águas cinzas. Combinação entre diferentes fontes é a solução para pesquisadores, que também apostam no uso da água subterrânea.

BRF conquista certificado de Zero Waste para fábrica de perus na Turquia
Certificado

BRF conquista certificado de Zero Waste para fábrica de perus na Turquia

Documento atesta conformidade da Companhia ao Regulamento turco de Resíduos Zero

Alemanha deve acabar com uso de óleo de palma em biocombustíveis a partir de 2023
Biocombustível

Matéria-prima foi classificada pelo bloco como fator que resulta em desmatamento excessivo e não pode mais ser considerada um combustível renovável para transporte.