Guia Gessulli
09-Ago-2018 14:15
Bioenergia

Curitiba inicia testes de piso gerador de energia

A vibração emitida pelo andar das bicicletas e pedestres gera energia para iluminar sinais ao longo do trajeto

O projeto de geração de energia em ciclovias em Curitiba já está se tornando realidade. Em julho, foram instalados os pisos geradores de energia na ciclovia e na ponte sobre o Rio Belém, no centro da cidade. O projeto está em fase de testes e usa uma tecnologia da empresa japonesa Soundpower que foi oferecida à Prefeitura de Curitiba sem custo por meio da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica).

O dispositivo faz com que a vibração emitida pelo andar das bicicletas e pedestres gere energia suficiente para iluminar sinais ao longo do trajeto. Eles são usados para alertar sobre a passagem de ciclistas e ajudar quem está a pé. O equipamento também permite a contagem do tráfego das pistas.

“Esses caminhos que se acendem por si, com a energia do pedalar e do passo humano, são um novo parâmetro que chega em Curitiba junto com as comemorações da imigração japonesa”, afirma o prefeito Rafael Greca  em visita aos locais de instalações do pisos. Durante a visita ele conversou com o CEO da Soundpower, Kohei Hayamizu, e com o consultor técnico da empresa no Brasil, Oscar Yamawaki, já a respeito de possíveis ampliações e melhorias no projeto.

A ideia foi programada em outubro de 2017, durante uma visita de representantes da Jica e da Soundpower à Prefeitura. Na ocasião, Greca autorizou os testes que terão os resultados analisados.

Redação
Deixe seu Recado