Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Análise

Crescente dependência do gás natural cria armadilha para redução das emissões dos gases de efeito estufa

Alerta é do Climate Action Tracker (CAT)

O futuro do gás natural é limitado, mesmo como combustível de transição. Os investimentos contínuos no setor criam o risco de violar o objetivo de longo prazo de temperatura do Acordo de Paris e resultarão em ativos encalhados, alertou o Climate Action Tracker (CAT).

Como parte de sua série sobre descarbonização, o CAT lançou hoje uma análise de gás no setor de energia. O relatório, intitulado “Tirar o pé do gás: o aumento da confiança no gás natural no setor de energia apresenta o risco de um bloqueio de emissões”, adverte que o gás natural terá que ser eliminado juntamente com o carvão se o mundo quiser limitar o aquecimento a 1,5 °C, conforme explicado no objetivo de temperatura de longo prazo do Acordo de Paris.

O CAT prevê um papel cada vez menor para o gás natural no setor de energia em meados do século, não só para atingir os objetivos do Acordo de Paris, mas também devido à crescente concorrência das energias renováveis.

Esta perspectiva desafia as projeções que prevêem um aumento no consumo de gás natural. Embora essas projeções tenham se mostrado muito otimistas no passado, os governos e as empresas estão aportando investimentos significativos na infraestrutura de gás natural, ignorando o crescente papel das alternativas de baixo carbono e a necessidade de reduzir as emissões para combater as mudanças climáticas.

“O gás natural é muitas vezes percebido como uma fonte ‘limpa’ de energia que complementa tecnologias renováveis ??variáveis. No entanto, há problemas persistentes com as emissões fugitivas durante a extração e o transporte de gás que mostram que o gás não é tão ’limpo’ como sempre pensou”, ressalta Bill Hare, da Climate Analytics. “O gás natural desaparecerá do setor de energia em um mundo compatível com o Acordo de Paris, onde as emissões devem estar em torno de zero até meados do século”.

Embora as emissões de plantas de gás possam ser reduzidas em até 90% com Captura e Armazenamento de Carbono (CCS), isso não é suficiente para a descarbonização total. Mesmo que essas taxas de captura possam ser aumentadas, o custo do gás com CCS provavelmente não será competitivo com fontes renováveis ??e uma grade flexível, disse o CAT.

“A idéia de um papel contínuo para o gás natural como uma tecnologia de transição não é consistente com a realidade dos avanços nas tecnologias que favorecem a flexibilidade, como a expansão da rede, a resposta da oferta e da demanda, bem como o armazenamento”, disse Yvonne Deng da Ecofys.

Muitas projeções para o uso de gás natural – incluindo da Agência Internacional de Energia, investidores e muitos governos – não apenas não consideram a necessidade de descarbonização completa em três décadas, como também ignoram o crescente papel das alternativas de baixo carbono.
“Um exemplo é a China, onde, em 2016, a Agência Internacional de Energia projetou que as fontes renováveis responderiam por 7,2% da energia até 2020, mas, no final de 2016,  elas já haviam atingido 8%. Além disso, a Índia e o Oriente Médio também estão tendo um crescimento muito mais rápido das energias renováveis ??do que as prinicpais projeções indicavam”, disse Niklas Höhne, do NewClimate Institute.

Apesar destes desenvolvimentos, investimentos maciços em gasodutos e terminais de GNL continuam, mesmo que as taxas de utilização de tais infra-estruturas estejam diminuindo. Por exemplo, as taxas de utilização na infra-estrutura de gás natural dos EUA são de 54% e são ainda menores na Europa, em 25%. “Este superinvestimento na infra-estrutura de gás natural é susceptível de levar ou a níveis de emissão que ultrapassem os objetivos de 1,5° C e 2° C do Acordo de Paris, ou a um grande número de ativos encalhados à medida que a mudança para renováveis ??mais baratas ocorre”, disse Andrzej Ancygier, da Climate Analytics.