Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Ponto de Atenção

Cresce oferta de serviços de monitoramento de geração de energia fotovoltaica no Brasil

Monitoramento 24 horas dos sistemas fotovoltaicos evita sustos no fim do mês, como o da empresa que perdeu a chance de faturar 17 mil reais com a venda de crédito à concessionária

Cresce oferta de serviços de monitoramento de geração de energia fotovoltaica no Brasil

A última onda do setor de energia solar está sendo o aprimoramento e a ampliação de serviços de monitoramento de geração que têm por objetivo garantir a eficiência dos sistemas fotovoltaicos e evitar sustos, principalmente para donos de usinas/miniusinas que produzem créditos e que são abatidos da sua conta ao final do mês.

Como aconteceu com uma empresa, que recentemente perdeu a chance de abater 17 mil reais da sua conta de energia com os créditos gerados. É o que conta Jessé Silva, Diretor Comercial da Entec Solar, empresa de energia fotovoltaica com mais de 1.000 projetos instalados em todo o Brasil, tanto comerciais quanto residenciais.

Segundo Jessé, o sistema fotovoltaico da empresa funcionou normalmente, mas por uma falha externa no registro no relógio da concessionária não computou a produção de 21 Kwh/mês. E como não havia monitoramento nas duas pontas (sistema e concessionária) – e sim somente o convencional que oferece unicamente o controle do sistema fotovoltaico -, o problema só foi percebido depois, não dando chance de reversão de créditos. 

“O acompanhamento 24 horas de todo o sistema fotovoltaico garante que a geração de energia opere em sua melhor eficiência, evitando que problemas no uso atrapalhem os benefícios que o cliente tem direito. E entre eles estão a redução drástica da conta de luz, possibilitada pela geração de créditos e seu abatimento junto à concessionária”, diz o especialista da Entec Solar, que lançou um aplicativo, a fim de facilitar a checagem do funcionamento das usinas e também o monitoramento dos créditos na concessionária de energia. O novo app oferece um alerta de modo automático para a resolução de problemas que podem acarretar prejuízos, além de trazer diversas métricas que garantem uma boa operação. 

Jessé explica que existem diversas maneiras de realizar o monitoramento, mas em sua maioria este procedimento precisa ser feito pelo próprio usuário, que muitas vezes não entende as métricas utilizadas pelas concessionárias e não consegue identificar anomalias. “Por isso a tecnologia vem tornar prático este processo”.

Veja quais os três principais benefícios de um sistema de monitoramento de geração de energia

TEMPO REAL: Sistemas realizam o acompanhamento 24 horas e avisam de forma instantânea caso haja falhas para que elas possam ser resolvidas rapidamente. Dashboards mostram status da operação e, caso ocorra alguma anomalia, um alerta é emitido.
ANÁLISE DE PRODUÇÃO DE ENERGIA: Trata-se do fornecimento detalhado de dados referentes à produção mensal por meio de relatórios que mostram exatamente o quanto foi gerado e qual foi o crédito acumulado no mês, o quanto a usina produz diariamente, horas de sol e produtividade. Esses relatórios são gerados automaticamente, podem ser acessados via celular e, ao final do mês, dão a real noção de qual foi o lucro obtido com a produção excedente de energia.
EVITANDO PREJUÍZOS: O investimento em um sistema fotovoltaico de energia tem um retorno esperado entre 4 e 6 anos, dependendo do tamanho e uso. Por isso, qualquer anomalia interfere na conta de energia e, também, na hora de ter o dinheiro recuperado. Identificando anomalias, nada sairá fora do planejado. Há falhas que podem ser resolvidas remotamente como, por exemplo, um simples “reset”. O acionamento de equipes técnicas também pode ser realizado. Na Entec Solar, caso haja a necessidade, em 48 horas, no máximo, um técnico pode ir até o cliente e averiguar o problema, evitando prejuízos.

Quanto custa um serviço de monitoramento?

Um sistema de monitoramento de geração tem o custo de 55 a 250 reais mensais, para residências e comércios menores, e de 700 a 2500 reais mensais, para plantas maiores, a depender do número de painéis instalados.

Há empresas que oferecem, ainda, benefícios extras no pacote de acompanhamento, que por si só já pagam o investimento. Para o diretor, “é como se fosse um seguro, você paga e ainda recebe benefícios que, sozinhos, somam o valor investido”.

Na Entec Solar, o plano inclui uma lavagem anual dos painéis solares, que por si só custa, em média, 700 reais. “A sujeira acumulada diminui a absorção da luz do sol e reduz a efetividade de produção, então é uma importante manutenção a ser feita periodicamente”, finaliza Jessé Silva.