Cresce demanda por biodiesel em leilão da ANP

O último leilão de biodiesel da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) mostrou uma recuperação na demanda pelo combustível

Valor Econômico
18-Ago-2017 17:19

O leilão realizado nesta semana (L56) vendeu 796 mil metros cúbicos, volume 4,7% maior que o do leilão anterior e 28,3% superior ao L53, o primeiro do ano para atender a demanda de mistura obrigatória de 8% no diesel. Em relação ao volume negociado no leilão do mesmo período de 2016, houve um aumento de 18,1%.

“A demanda surpreendeu. Isso significa que já reflete uma recuperação do consumo de óleo diesel”, afirmou Juan Diego Ferrés, presidente da União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio).

O leilão movimentou R$ 1,84 bilhão — preço médio de R$ 2.317 por metro cúbico —, com deságio médio de 18,20% em relação aos preços máximos. Nesse leilão, foram negociados 90,6% do total ofertado. No primeiro leilão de 2017, haviam sido negociados 71,3% do total.

Embora a demanda tenha crescido, dificilmente a projeção de alta para a produção de biodiesel no ano será alcançada. A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) prevê alta de 18,4% da produção em 2017, para 4,5 milhões de metros cúbicos e um aumento de vendas de diesel fóssil de cerca de 13%.

Somando todos os leilões do ano, incluindo o volume já retirado dos contratos de opção vendidos, o volume total chega a 3,5 milhões de metros cúbicos e falta apenas um leilão para encerrar as entregas em 2017.

“O setor tem uma capacidade de produção ociosa muito grande”, afirmou Ferrés que, além de presidente da Ubrabio, é sócio e diretor industrial da Granol. Segundo ele, das três fábricas da empresa, apenas uma está ativada. “Pela redução de consumo, achamos melhor mantê-las desativadas. Só irão ser reativadas para a produção do B10 ou mesmo para um eventual aumento para B9”, disse.

Em julho, o presidente Michel Temer sinalizou, após se reunir com entidades representativas do setor, que a mistura obrigatória de 10% (B10) do biodiesel no diesel deve acontecer já em março de 2018, antecipando o aumento em um ano.

Sobre o aumento para B9, há divergências se poderia ocorrer ainda neste ano ou, simplesmente, se a mistura passará de B8 para B10 em março do ano que vem.

Usina de biogás em Macaé transforma lixo em energia
30 de Junho de 2022
Energia Limpa

Usina de biogás em Macaé transforma lixo em energia