Programa ABC

Crédito para Agricultura de Baixo Carbono atinge R$ 1,9 bilhão

Globo Rural
14-Mar-2013 08:31 - Atualizado em 20/04/2016 14:44

O Plano ABC (Agricultura de Baixo Carbono) já cedeu, entre julho de 2012 e janeiro deste ano, R$ 1,9 bilhão em recursos para a produção agrícola sustentável. A informação partiu do diretor do Departamento de Produção e Sustentabilidade do Ministério da Agricultura (Mapa), José Guilherme Leal, que participou nesta quarta-feira (13/3) da Reunião Técnica Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, em Caldas Novas (GO). Segundo ele, a meta do ministério é atingir R$ 3,4 bilhões cedidos ao campo até junho deste ano.

"Esperamos chegar à totalidade de recursos até o final deste ano safra e um maior volume de recursos para o próximo ano. E pelo o que tudo indica, teremos sim este aporte maior", diz Leal. De acordo com ele, a meta do Mapa é recuperar pelo menos 20 milhões de hectares de terras com algum grau de degradação até o ano de 2020. "Deste total, esperamos que o sistema ILPF atinja quatro milhões de hectares", afirma.

De todo o montante já cedido, o Estado de Goiás foi responsável por absorver, entre julho e dezembro de 2012, R$ 269,45 milhões. Em 2011, o total cedido na região foi de apenas R$ 36 milhões. "Neste ano de 2013, a nossa expectativa é que o Estado ultrapasse os R$ 500 milhões", afirma Johnson Teixeira do Prado, gerente do Banco do Brasil de Ipameri (GO), agência que foi a primeira a ceder créditos do Plano ABC na região (para a fazenda Santa Brígida).

Até agora, conforme levantamento do Mapa, desde a criação do Plano ABC, já foram ampliados 8 milhões de hectares cultivados com o sistema de Plantio Direto e 4 milhões de hectares com sistemas agropastoris diversos (o que inclui Integração Lavoura-Pecuária; Pecuária-Floresta; Lavoura-Floresta e Lavoura-Pecuária-Floresta) e 3 milhões de hectares com florestas plantadas. "Especificamente neste setor, o Plano ABC ainda precisa de algumas adequações, assim como na área de Fixação Biológica de Nitrogênio, que avançou bem nas lavouras de soja, mas precisa ser incrementado em lavouras como a de feijão, feijão caupi e, principalmente, gramíneas", diz Leal. "Com as gramíneas, se conseguirmos uma economia de 15% já é fantástico".

Outro setor que Leal ainda considera um gargalo dentro do Plano ABC é o que trata de Tratamento de Dejetos Animais. "Neste caso, ainda há entraves de arranjos estaduais junto às empresas de energia".

Usina de biogás em Macaé transforma lixo em energia
30 de Junho de 2022
Energia Limpa

Usina de biogás em Macaé transforma lixo em energia