Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Ação Social

CPFL Renováveis celebra lançamentos do Programa Raízes em MG e no RN

Juntos, os projetos sociais implementados nas comunidades localizadas nos entornos dos ativos da companhia devem beneficiar mais de 3 mil pessoas

O Programa Raízes dá início a três projetos no Rio Grande do Norte e um em Minas Gerais, que se enquadram na linha temática “Compromisso com as Gerações Futuras”. O programa de investimento social privado da CPFL Renováveis, maior geradora de energia a partir de fontes renováveis do País, tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento das comunidades do entorno dos ativos da companhia.

Os municípios de Parazinho e São Miguel do Gostoso (RN) receberam projetos de inclusão digital, que têm como foco capacitar jovens e adultos em idade produtiva a usar ferramentas de informática e tecnologia para celulares, estimulando a empregabilidade e o empreendedorismo. Serão inaugurados telecentros equipados com computadores e com acesso gratuito à internet nas comunidades de Baixinha do França, em Parazinho, e Alívio, em São Miguel do Gostoso. A meta é capacitar 120 pessoas.

Ainda no RN, em Touros, o Raízes inaugurou a ala neonatal no Hospital Ministro Paulo de Almeida Machado, em parceria com a Cruz Vermelha. A ação marcou o início do projeto social Saúde Neonatal, que segue as recomendações da Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde no que se refere à tecnologia apropriada ao parto e às boas práticas do atendimento neonatal.

Também faz parte do escopo do projeto a formação especializada dos profissionais da saúde da região. Ao todo foram beneficiadas mais de 2.300 pessoas, entre profissionais, estudantes, gestantes e idosos.

A iniciativa é destinada às gestantes dos municípios de Touros, São Miguel do Gostoso, Pureza e Rio do Fogo, que, até então, tinham de se deslocar até Natal para dar à luz seus filhos. Com a nova ala, a estimativa de atendimento a gestantes é de 390 por ano.

Em Unaí (MG) foi inaugurado o projeto Gerações Futuras, que também segue o pilar “Compromisso com as Gerações Futuras” e tem como objetivo promover ações de prevenção à violência sexual contra crianças e adolescentes do município, e contribuir com a garantia do direto ao desenvolvimento saudável e a condições de liberdade e de dignidade desse público.

A metodologia do projeto inclui campanhas de sensibilização e mobilização sobre o tema, oficinas formativas com adolescentes, elaboração de cartilha que apresentará o fluxo de prevenção, proteção e atendimento atribuído a cada órgão da rede de proteção local; formação dos profissionais, e criação de uma rede de proteção organizada e articulada que demonstre os fluxos de prevenção, controle e atendimentos na rede municipal.

“Espera-se ainda que a inclusão dos adolescentes possa ser acompanhada e apoiada pelos formadores locais e que as campanhas de sensibilização promovam o envolvimento de profissionais de comunicação e cultura, comunicadores populares, grupos culturais. Estima-se que 20% da população do município seja impactada pela campanha”, afirma Camila Sabella, gerente de sustentabilidade corporativa e responsabilidade social da CPFL Renováveis.

Todos os projetos elaborados pelo Programa Raízes, seguem os pilares: Segurança Hídrica, Compromisso com as Gerações Futuras e Cadeias Produtivas. Para saber mais acesse: www.cpflrenovaveis.com.br/raizes.