Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Empresas

CPFL Energia ingressa no segmento de eficiência energética com a criação da CPFL Eficiência

Empresa atuará em parceria com a comercializadora CPFL Brasil na estratégia de fidelizar e ampliar o número de consumidores livres.

CPFL Energia ingressa no segmento de eficiência energética com a criação da CPFL Eficiência

A CPFL Energia, maior grupo privado do setor elétrico brasileiro, lança a CPFL Eficiência, que atuará no segmento de eficiência energética, com objetivo de ampliar o portfolio de produtos e expandir a participação no mercado livre. A nova empresa desenvolverá projetos e iniciativas em conjunto com a CPFL Brasil, comercializadora do Grupo.

“O mercado brasileiro de eficiência energética é promissor e apresenta grande potencial de crescimento. Além disso, a CPFL Eficiência permitirá que ampliemos o relacionamento com os nossos clientes no mercado livre”, afirma o presidente da CPFL Eficiência, Helio Vianna, também vice-presidente de Operação do grupo.

A CPFL Eficiência oferecerá serviços de valor agregado para indústrias, comércio, poder público e concessionárias de distribuição em todo território nacional. A empresa atuará nas áreas de engenharia consultiva, cogeração, iluminação, retrofit de máquinas e equipamentos, sistemas de energia solar fotovoltaica, geração distribuída, automação industrial e climatização, além de desenvolver projetos para atender ao Programa de Eficiência Energética (PEE/Aneel) das distribuidoras.

As atividades de autoprodução, de cogeração e de geração distribuída solar, antes prestadas pela CPFL Serviços, foram incorporadas ao portfólio de produtos da CPFL Eficiência. Com isso, a nova empresa nasce com 30 clientes em seis estados, com 24 usinas em operação e uma em construção, somando 90 MW de capacidade. A CPFL Serviços focará no fornecimento de serviços de transmissão e distribuição.

Além do amplo portfólio de serviços e produtos, a CPFL Eficiência também oferecerá alternativas contratuais flexíveis para os seus clientes. Entre os modelos disponíveis estão: contrato de performance, ligado à economia financeira obtida com o projeto; de consultoria, baseado em contratos anuais e bianuais; de venda de soluções e projetos; e na modalidade BOT (construir, operar e transferir, na sigla em inglês).

Com a criação da CPFL Eficiência, a CPFL Energia irá oferecer soluções integradas com as demais empresas do grupo. “Todas as ações contribuem para fidelização e a satisfação do cliente da CPFL Energia”, explica Viana.

Benefícios econômicos e ambientais

A eficiência energética gera inúmeros benefícios para a sociedade, tanto de ordem ambiental quanto econômico. O consumo mais eficiente aumenta a produtividade, reduz os custos operacionais, melhora a competitividade, diminui as emissões dos gases causadores do efeito estufa e aumenta a segurança energética dos clientes.

Os benefícios para o sistema elétrico também são significativos. Evita, por exemplo, novos investimentos na ampliação dos sistemas de geração, transmissão e distribuição, o que reduz os custos globais para os consumidores. Com base em dados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), análises internas do grupo mostram que o potencial de redução do consumo de energia no País é de 3,13 mil MW médios até 2022, o que equivale à produção das hidrelétricas Jirau e Santo Antônio, do Rio Madeira (RO).

Outro estudo elaborado pelo grupo mostra que a expansão do uso de tecnologias mais eficientes, como geração distribuída a gás natural e solar, lâmpadas de led e aquecimento solar, que fazem parte do rol de produtos da CPFL Eficiência, poderia reduzir em até 4% a demanda por energia no Brasil até 2033. Em volume, isso equivaleria 4,7 mil MW médios, equivalente à usina Belo Monte, do Rio Xingu (PA).

“Com a CPFL Eficiência, a CPFL Energia oferece a melhor solução para seus clientes, colocando à disposição o know-how operacional e tecnológico, a solidez financeira e a credibilidade construída ao longo dos seus 102 anos”, diz Viana.