Guia Gessulli
Crise Hídrica

Conta de luz mais cara faz brasileiros aumentarem a procura por energia solar

Crise hídrica aumenta à procura dos brasileiros pela energia solar, como uma forma de reduzir a conta de luz no final do mês

Redação com informações de Click Petróleo e Gás
27-Out-2021 11:30

O interesse dos brasileiros pela energia solar vem sendo impulsionado pelos constantes aumentos do preço da conta de luz em todo o país. A crise hídrica é o principal responsável pelo aumento das tarifas da energia. Buscando reduzir o impacto da eletricidade no fim do mês, cada vez mais famílias estão se aventurando no setor de energia limpa.

Segundo à Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) o Brasil ultrapassou a marca de 11 Gigawatts de capacidade de produção de energia solar. A conta inclui usinas de grandes capacidades de produção de energia, bem como pequenos sistemas usados por pessoas comuns nos telhados das residências.

Aumento da procura por energia solar em Maceió

Em Maceió, os custos de energia elétrica também não param de subir. Buscando contornar o problema, empresários locais estão buscando investir em energia solar para reduzir a conta de luz no final do mês.

“Decidimos colocar energia solar para baixar o custo com a energia elétrica. Para se ter uma ideia, nos valores de hoje, a energia estaria em torno de R$ 2500,00. Esse valor porque nosso forno é sustentável. Nós plantamos e usamos eucalipto, para economizar“, disse Eduardo Jorge ao portal da Gazeta Web.

Como ainda existe o risco de racionamento e novos aumentos na conta de luz, o uso de energia solar se torna ainda mais vantajoso. Com painéis fotovoltaicos instalados, esse problema da instabilidade nas taxas de energia é reduzido.

“Hoje, pagamos em média R$ 300,00. O custo do investimento para a implantação das placas e de todo o sistema solar, compensou. Em 3 anos vamos recuperar o investimento”, completou o empresário.

Vantagens do uso de energia solar

O crescimento do uso de energia solar no Brasil é positivo em vários aspectos. Um dos pontos importantes é a redução do impacto ambiental, já que a energia solar é renovável e inesgotável. Veja abaixo mais alguns benefícios.

• A energia solar é inesgotável;
  • Não faz nenhum barulho;
  • Quase não precisa de manutenção;
  • Sistema de geração de energia mais barato do mercado;
  • Não polui o meio ambiente.

Além de tudo, com o uso de energia solar, a conta de luz no final do mês poderá ser reduzida em até 90%: “Para quem instala a economia gera em torno de 90% do valor da tarifa paga antes da instalação. Qualquer valor de conta de energia é válido a instalação do sistema solar, o que vai mudar é o tempo de retorno do investimento”, disse Geison Alves, empresário do setor.

Empresa de alimentos investe R$ 150 milhões em usina de geração de energia com biomassa
01 de Dezembro de 2021
Debêntures verdes

Unidade vai gerar energia térmica a partir da palha do arroz; empresa criou uma nova subsidiária, a Camil Energia Renovável