Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Biogás

Consumo de gás natural da indústria cresce 6,4%

Consumo industrial em julho chega a 29,3 milhões de metros cúbicos/dia, maior volume demandado desde junho de 2015

Consumo de gás natural da indústria cresce 6,4%

O consumo de gás natural no País apresentou em julho um crescimento de 6,4% frente aos números do mesmo mês em 2017. Foram consumidos 73,4 milhões de metros cúbicos/dia em julho ante 69 milhões de metros cúbicos/dia de igual período em 2017. Na comparação com junho de 2018, quando foram consumidos 72,4 milhões de metros cúbicos/dia, a alta foi de 1,5%.

As informações fazem parte do levantamento estatístico da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás), feito com concessionárias em 20 estados, reunindo dados em diversos segmentos: residencial, comercial e automotivo, entre outros.

Um dos destaques em julho foi a elevação de 4% no consumo industrial na comparação com os dados de junho, saindo de 28,2 milhões de metros cúbicos/dia para 29,3 milhões de metros cúbicos/dia. O volume consumido pela indústria em julho de 2018 é o maior registrado pela Abegás desde junho de 2015.

“É bastante significativo observar que, depois de um período de grave retração da atividade econômica, o consumo de gás natural dá sinais de recuperação na indústria. O consumo em julho é o maior de nossa série histórica em 37 meses. E desde outubro de 2015 que o consumo não ultrapassava a casa dos 29 milhões de metros de metros cúbicos”, comenta o presidente executivo da Abegás, Augusto Salomon.

“Ficamos animados de perceber que o consumo no segmento comercial, que também padeceu com a recessão, vem apresentando uma retomada. O crescimento foi de 14,8% em relação a julho de 2017. Outro destaque é o consumo de Gás Natural Veicular (GNV), com alta de  13,3%, no comparativo de 12 meses”, acrescenta Salomon.

“A Abegás preparou um documento, dirigido aos presidenciáveis e candidatos a um mandato no Congresso, para reforçar a importância estratégica de o País incentivar o gás natural como meio de destravar investimentos, gerar renda e empregos e contribuir para os compromissos ambientais firmados pelo Brasil na COP21”, destaca o presidente executivo da Abegás.

O número de consumidores de gás natural já ultrapassa mais de 3,4 milhões em todo o País.