ConocoPhillips e Enviva vão fazer novo combustível

A Enviva LP, fabricante de combustíveis processados da biomassa nos Estados Unidos e na Europa, anunciou nesta segunda-feira uma parceria com a ConocoPhillipspara criar uma nova empresa, a ECo Biomass Technologies, que vai produzir combustíveis derivados de biomassa carbonizada.

A ECo Biomass vai usar uma combinação de tecnologias próprias e adquiridas existentes para produzir e comercializar pellets de madeira carbonizada e renovável. A instalação inicial da empresa, programada para entrar em operação em 2013, vai produzir pellets de madeira que serão comercializados sob acordo com grandes empresas de utilidade pública.

O processo de carbonização envolve o superaquecimento da biomassa para produzir um combustível uniforme, hidrofóbico, denso e altamente eficiente, parecido ao do carvão, mas com um perfil ambiental superior. “Em vista das propriedades únicas do combustível carbonizado e os benefícios da combustão, essa solução renovável, que substitui o combustível tradicional, disponibiliza uma alternativa atraente para as empresas de utilidade pública que querem reduzir suas emissões de gás carbônico e prolongar a vida de instalações de queima de carvão existentes e a infra-estrutura, sem investimentos significativos de capital”, disse a Enviva.

“Apesar de a carbonização ser largamente usada em muitos setores, sua adaptação para o setor de energia renovável ainda tem de se comprovar custo-eficiente e redimensionável. Nossa parceria com a ConocoPhillips foi concebida para disponibilizar esse novo combustível sustentável e renovável para o setor de geração de energia e possibilitar a nossos clientes, das empresas de utilidade pública, a redução do impacto ambiental, de uma forma competitiva em termos de custos”, disse o presidente e CEO da Enviva, John Keppler. “As duas empresas são inovadoras no setor de energia e essa parceria enfatiza nosso compromisso de desenvolver soluções energéticas sustentáveis”, declarou.