Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Inovação

Comunidades isoladas poderão usar energia solar e eólica para captar água

Uma ideia poderá acabar com a falta de água em comunidades distantes no Amapá.

Uma ideia poderá acabar com a falta de água em comunidades distantes no Amapá. Pesquisadores desenvolveram um método sustentável a base de energia solar e eólica pode captar até 15 mil litros de água por dia. A pesquisa é desenvolvida há dois anos pelas universidades federais do Amapá (Unifap) e Pará (UFPA) junto com o Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa).

Além de usar energia eólica e solar, a nova forma de captação de água não emite agentes poluidores e a manutenção é considerada mais barata. O custo para captação de água também é menor porque os moradores deixarão de se deslocar até a cidade para conseguir o combustível.

Atualmente a captação de água utiliza bombas movidas a combustível, o que gera transtornos aos moradores pela dificuldade de acesso para adquirir diesel e gasolina.

Apesar de existir em outros estados, é a primeira vez que o sistema é testado em comunidades amapaenses. As primeiras a receberem os equipamentos são as do município de Itaubal, a 103 quilômetros de Macapá.

“Com esse sistema melhora a qualidade de vida das pessoas que vivem nessas comunidades e ao mesmo tempo é produzida água para fomentar o cultivo de plantações prejudicadas pela falta do produto”, comentou o coordenador do projeto Alan Ubaiara. 

Outro benefício, segundo a pesquisa, é que devido ao uso da energia ser sustentável, a utilização do sistema não aparece na conta mensal do consumo de energia elétrica. A durabilidade dos equipamentos também é maior, de 20 a 25 anos. A intenção da pesquisa é apresentar o estudo a organizações governamentais.

“Estamos mostrando o caminho para que as autoridades tenham uma alternativa correta para resolver o problema”, disse Gilvan Portela, técnico de energias renováveis do Iepa.